22 de fevereiro de 2024 05:37

Suzano: Manutenção retira 336 toneladas de resíduos de bueiros, valas e rios

Ação faz parte de trabalho constante realizado para melhorar escoamento de água em dias chuvosos; limpeza de pontos viciados também é destaque Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano divulgou o balanço de ações realizadas durante o mês de novembro na cidade. A pasta intensificou as ações de zeladoria que visam prevenir o transbordamento de corpos d’água nos períodos de grandes índices pluviométricos e aumentou a quantidade de bueiros, redes e valas de drenagem e rios limpos na cidade. Como consequência, foram retiradas 336 toneladas de detritos destes locais no mês passado.

O número de bueiros limpos subiu 42,1% de outubro a novembro, passando de 377 para 536 no mês. O trabalho das equipes culminou na retirada de 25 toneladas de resíduos, representando aumento de 66,6% em comparação com as 15 toneladas recolhidas no mês de outubro.

As limpezas de cursos d’água e de locais de escoamento em dias chuvosos foram o grande destaque do balanço. Assim como ocorreu com bueiros, os rios e valas também receberam atenção especial da pasta e fecharam novembro superando os números de outubro. Foram retiradas 311 toneladas de resíduos destes locais no último mês. Os trabalhos em redes de drenagem subiram de 14 para 16 quilômetros beneficiados e, nas valas e rios, de 15 para 26 quilômetros (73,3%). A quantidade de resíduos retirados em outubro foi de 298 toneladas. As ações de novembro representaram aumento de 4,36%.

Conseguimos melhorar bastante nossos números no último mês. Estamos nos aproximando de um período de chuvas torrenciais por conta do verão. São precipitações de curtos períodos de tempo, mas que costumam vir de forma volumosa e as passagens de água precisam estar livres para ela escoar rapidamente, por isso que este trabalho é feito constantemente pela nossa pasta”, explicou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.

Com os trabalhos realizados em novembro, a Manutenção e Serviços Urbanos atingiu a marca de 6,3 mil bueiros e 208 rios e valas limpos neste ano, porém, outro trabalho de destaque realizado pela pasta está relacionado aos pontos viciados, que são aqueles locais em que são depositados, de forma irregular, entulhos e restos de móveis, entre outros objetos.

Segundo o balanço, 362 toneladas foram recolhidas destes locais no mês passado, totalizando 5,4 mil toneladas no acumulado do ano. “A preocupação não fica somente em rios e valas, mas também nos pontos viciados. O material depositado na rua pode ser levado pela chuva justamente para os bueiros e inviabilizar a passagem da água”, definiu o chefe da pasta.

Além da limpeza, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos ainda executou o nivelamento e cascalhamento de 28 quilômetros de ruas, o rebaixamento de 22 guias, a reposição de oito grades articuladas, a reforma de 197 metros de galerias e a troca de 43 tampas de bueiros durante o mês de novembro.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS