21 de fevereiro de 2024 12:18

Guarulhos abrirá quatro UBS no sábado para ações do Novembro Azul

Compartilhe este conteúdo...

A Prefeitura de Guarulhos abrirá quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender a população neste primeiro sábado de novembro (4) para consultas, exames, vacinação e ações de educação do Novembro Azul. As unidades Vila Barros, Jovaia, Vila Carmela e Jardim Cumbica II estarão em funcionamento das 8h às 16h pelo programa Saúde Agora, que prevê a abertura de UBS aos sábados em sistema de rodízio.

Para a realização de curativos, retirada de medicamentos, aferição de pressão arterial e glicemia mediante pedido médico, e serviços de vacinação não será necessário agendamento prévio. Apenas consultas médicas e exames de prevenção ao câncer do colo do útero, o Papanicolau, devem ser agendados previamente na própria UBS ou por meio do aplicativo Saúde Guarulhos (http://bit.ly/3E13Wek). Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C também estarão disponíveis.

Novembro Azul

Em celebração ao Novembro Azul, que visa disseminar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, principalmente o de próstata, todas as quatro UBS em funcionamento conduzirão atividades educativas sobre o tema. A UBS Vila Carmela também destacará a importância da prevenção da tuberculose, em reconhecimento ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado em 17 de novembro.

É relevante ressaltar que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, perdendo apenas para os cânceres de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, estima-se a ocorrência de 71.730 novos casos de câncer de próstata no país por ano, situação que evidencia a relevância epidemiológica dessa doença no país.

Serviço

UBS Vila Barros: rua Carlos Korkischko, 425, Vila Barros  

UBS Jovaia: avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.361, Jardim Rossi 

UBS Vila Carmela: avenida Serra da Mantiqueira, 585, Vila Carmela I

UBS Jardim Cumbica II: rua Sena Madureira, 1.177, Jardim Cumbica

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS