A popularidade do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está em queda no Alto Tietê e em Bertioga (Litoral Paulista), após a confirmação por meio da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que anunciou para este mês de novembro, a abertura dos envelopes seguindo o processo de implantação de pedágios nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga pelo sistema de cobrança Free Flow.
O Jornal Impresso Brasil (JIB), contratou a empresa A.R. Pesquisa (AR-PPN), para saber a opinião da população dos municípios do Alto Tietê, 11 no total e do Litoral Paulista, neste caso, Bertioga, a respeito da decisão do governador sobre a instalação de pedágios, também aproveitou para saber como eles avaliam a gestão do chefe de Estado, Tarcisio de Freitas.
Bom e Ótimo:
Uma das alternativas foi questionada da seguinte forma: Como o senhor (a) avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas: Boa, Ruim, Regular, Ótima ou Péssima? Na soma geral, incluindo todas as cidades, Tarcísio ficou com 24,50% nos quesitos Bom e Ótimo.
2022/2023
Se fizer comparativo do período eleitoral em 2022, quando ele obteve dos 12 municípios 55,58%, sendo eleito, os números atuais caíram drasticamente criando enorme expectativa para quem deseja se aliar a ele nas eleições municipais.
“Com essa pequena aprovação, será difícil pedir voto para algum candidato que esteja sendo apoiado pelo governador, pelo menos aqui na nossa região”, lamentou um vereador da base governista que pediu anonimato.
Não sabia?
A implantação dos pedágios nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga é o principal motivo dessa rejeição. Questionados se sabem da instalação de pedágios nas rodovias citadas, 90% dos entrevistados disseram que sim, 7% falaram não e 3% não souberam responder.
Decepção:
Também questionou se houve decepção com o governador por causa da provável implantação dos pedágios, 88% disseram sim e 10% não, os outros 2% não souberam responder.
Rejeição:
Infelizmente, a parte triste desse levantamento foi a rejeição que o governador recebeu através dos números.
Nos quesitos Ruim e Péssimo ele obteve na soma dos 12 municípios a nota 46,83%.
“Isso é péssimo para nós que apoiamos ele. Sei muito bem que a implantação dos pedágios vai causar muitos problemas na eleição do próximo ano, a oposição vai se aproveitar disso, infelizmente não há o que fazer, parece que ele está decidido”, revelou um assessor e membro do partido Republicanos na região que também pediu anonimato.
Regular:
Já no quesito Regular, Tarcísio obteve no geral 28,66%, bem abaixo daquilo que se imaginava.
Decepção para seus apoiadores no Alto Tietê e também dos apoiadores de Bertioga. A queda se deve à falta de liderança como chefe da maior federação do país, o Estado de São Paulo e a falta de vontade política para tomar decisões complicadas, por exemplo, como essa do pedágio. “Na verdade, quem decide é o Kassab (Gilberto Kassab), o Tarcísio está deixando ele decidir muita coisa, isso é ruim para o seu governo“, alertou e apontou um parlamentar que a reportagem também prefere manter no anonimato.
Tarcísio se pronuncia
O Governo de São Paulo tem realizado diversos investimentos desde o início de sua gestão, com o objetivo de promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população. Exemplo disso são as ações no Alto Tietê, por exemplo, com a abertura do Hospital Estadual de Suzano, demanda antiga da região. O hospital Luzia de Pinho Melo continua atendendo pacientes em média e alta complexidade, com especialidades que incluem atendimento integral em oncologia, por exemplo.
Na área de infraestrutura e mobilidade, a CPTM está desenvolvendo o projeto para ações de modernização da estação Mogi das Cruzes, com uma série de intervenções como melhorias no plano das vias férreas e instalação de nova travessia de pedestres com uma passarela na rua Dr. Deodato Wertheimer. Os projetos para modernização das estações Jundiapeda, Estudantes e Braz Cubas já estão com os serviços preliminares de topografia contratados e serão iniciados em 2024. A Linha 11-Coral recebeu adequações em suas estações, melhorias na via permanente e sinalização para aumentar a performance operacional. Os destaques foram a redução de tempo de viagem de 70 para 63 minutos e aumento de velocidade de 50 para 90km/h entre as Estações Mogi das Cruzes e Estudantes, por conta de melhorias no plano de vias, com o deslocamento do AMV (Aparelho de Mudança de Via).
A concessão de rodovias no Estado de São Paulo faz parte do projeto deste Governo, incluindo o Lote Litoral Paulista. A medida vai beneficiar os municípios da região e trazer investimentos trazendo mais conforto, qualidade e segurança viária para a população.
Os estudos e as minutas de edital e contrato do projeto Lote Litoral Paulista passaram por consulta pública. Também foram feitas reuniões com as respectivas prefeituras. Com base nas contribuições recebidas, estão sendo realizados os ajustes no projeto final e no edital, que deve ser publicado em novembro.