18 de julho de 2024 07:52

No data was found

Guarujá abre inscrições para Programa de Residência Médica

Trata-se de uma iniciativa fundamental pois, na área médica, somente a graduação não é suficiente. Na Residência, o médico que vê o paciente como um todo, revelou o coordenador administrativo do curso de Medicina da Unoeste, Dr. Geraldo Alécio. (Foto: Divulgação).

Compartilhe este conteúdo...

Médicos que tenham completado a formação profissional e desejam aprimorar as habilidades na rede de saúde municipal de Guarujá podem de se candidatar ao Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. O programa é uma oportunidade de pós-graduação que envolve colaboração entre a Prefeitura de Guarujá, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Unoeste. As inscrições estão abertas até 18/11, no site www.guarujá.sp.gov.br

O coordenador administrativo do curso de Medicina da Unoeste, Dr. Geraldo Alécio, reforça a parceria entre a universidade e o poder público na seleção para a formação de profissionais que atuem em unidades de saúde, ambulatórios, hospitais, entre outros espaços. “Somos parceiros da Prefeitura no programa de Residência Médica. Trata-se de uma iniciativa fundamental pois, na área médica, somente a graduação não é suficiente. Na Residência, o médico que vê o paciente como um todo. Ele é capaz de atuar mais preventivamente no cuidado da família. Esta é a área médica que mais tem contribuído para a redução de doenças crônicas, por exemplo”. 

Atuando como supervisora do programa, a médica especialista em Medicina da Família Dra. Marina Guim Figueiredo, explica os detalhes da Residência Médica em Guarujá. “O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade promove a imersão do médico residente no contexto da Atenção Primária, local onde ele se tornará especialista em cuidar de pessoas de um modo integral. O programa confere treinamento na coordenação do cuidado, promoção e prevenção em saúde, tratamentos de agravos em saúde e trabalho em equipe. Para que isso ocorra de forma didática, nosso médico residente atua em rede, dentro de uma equipe de Estratégia em Saúde da Família, com a supervisão de um preceptor presencial a todo tempo, o que propicia, gradativamente, maior segurança e autonomia nos atendimentos”. 

Nascido em Carlinda (MT), o médico Jaldo Queiroz é um dos profissionais que integram a Residência Médica na rede pública de Guarujá. Ele conta que vê no programa uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. “Contamos com aulas, estágios e vivências na rede de saúde fornecida pela Prefeitura em parceria com a Unoeste. Temos um grande caminho a percorrer, algo que nos tira da monotonia e nos coloca em novas perspectivas. Principalmente de gestão de recursos, humanos e materiais, o que na minha visão faz desta residência o que uma residência médica se propõe a cumprir: preparar um profissional apto a lidar com os ônus e bônus da profissão”. 

São oferecidas até dez vagas, com bolsa de R$ 9.776,47. A Residência Médica terá início em 1º de março de 2024, com duração de dois anos e desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, sendo que a bolsa do Ministério da Saúde para Programas de Residência Médica é de responsabilidade do Ente Federal e terá a complementação, a título de ajuda de custo, por parte do acordado no Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino e Serviço (Coapes) Guarujá/Unoeste nº 142/2017 e a Prefeitura. 

A prova de seleção ocorrerá no campus da Unoeste em Guarujá, no dia 2 de dezembro, das 13h às 17h. Para se inscrever, os interessados devem cumprir requisitos como ter concluído o curso de graduação em Medicina e estar com sua situação regularizada junto ao Conselho Regional de Medicina. O edital está disponível em www.guaruja.sp.gov.br.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS