A vereadora de São Paulo, Amanda Vettorazzo (União), vem ampliando as fiscalizações contra a atuação dos “flanelinhas” em toda a capital.
Os manobristas irregulares estão na mira, especialmente em dias de grandes eventos como jogos de futebol e shows de grandes artistas.
Como forma de combater os abusos a motoristas, projeto de sua autoria foi protocolado para proibir a prática.
O assunto voltou à tona depois que um vídeo viralizou nas redes. Junto de sua equipe, fiscalizou as ruas no entorno do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o “MorumBis”. Foram encontrados cones e cavaletes ocupando parte de muitas vias, horas antes de uma partida do São Paulo válida pela Copa Sul-Americana, no mês passado. Em uma das intervenções, chegou a ser ameaçada por um guardador irregular, precisando de intervenção de agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
É por meio das redes sociais que as ações são divulgadas. Entretanto, em abril do ano passado, Amanda apresentou um projeto para multar os “flanelinhas”.
É citado na justificativa, entre outros pontos, o fato de muitos deles usarem de ameaça e coerção para cobrar valores em geral extorsivos dos motoristas. Segundo o texto, qualquer pessoa que for flagrada durante atuação será multada em até R$ 5.200, conforme valores atualizados.
A infração sobe para quase R$ 10 mil se um “flanelinha” coagir idosos, mulheres, deficientes ou pessoas acompanhadas de menores.
O projeto ainda continua sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa de Leis.