23 de abril de 2024 08:02

Ações e conscientização da população no combate à Dengue

O secretário da Saúde, Leonardo Reis, o lado do prefeito, Dr. Camargo reforçam os cuidados que os munícipes devem ter para combater a doença Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Medidas preventivas e de combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, aliadas à conscientização da população, estão sendo adotadas pela Prefeitura de Arujá, visando combater o avanço da doença no município. A municipalidade ainda deu início à vacinação em crianças de 10 e 11 anos de idade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram recebidas 2.343 doses do imunizante Qdenga, que está disponível em todas as Unidas Básicas de Saúde (UBSs) e também no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8 às 16 horas.

Para receber o imunizante é necessário o acompanhamento do responsável, a apresentação da caderneta de vacinação e um comprovante de endereço. Para o prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, a cidade está enfrentando bem este problema. “Mas continuo recomendando tomar cuidado com os pratos das plantas e o acúmulo de água parada nos quintais porque, em mais de 70% dos casos, as pessoas são contaminadas dentro da própria casa“.

Já o secretário da pasta, Leonardo dos Reis, reforça a importância da imunização e destaca as regras para armazenamento, manipulação e aplicação das doses, procedimentos descritos na Nota Técnica do Ministério da Saúde.

Para combater a doença, a administração pública iniciou uma série de mutirões que serão realizados na cidade, é de suma importância que a população fique atenta aos primeiros sintomas de contágio da doença e que procure atendimento médico, ao perceber dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas, coceira na pele, febre alta e dor de cabeça. Ao sentir esses sintomas, procure ajuda médica.

No dia 24, a equipe estará no Arujamérica, Real, Mirante, Jardim Pinheiro e Região. Já no dia 2 de março, no Jardim Emilia, Jardim Jóia, Primavera, Cerejeiras e Região. Para o dia 9, está programada a ação no Centro, Jardim Rincão, Fazenda Rincão, Jordanópolis, Jardim Real, Jardim Nova Arujá, Portão, Fontes e Região.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS