21 de fevereiro de 2024 10:52

Suzano: UBS do Miguel Badra realiza roda de conversa do projeto ‘Cola no SUS’

Compartilhe este conteúdo...

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Esthelina Maria Barbosa, do bairro Cidade Miguel Badra, realizou na última terça-feira (14/11) uma roda de conversa com 33 adolescentes na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, que fica próxima ao posto de saúde. O encontro fez parte das atividades do projeto “Cola no SUS”, que tem como objetivo discutir com o público jovem assuntos relacionados a vacinas, sexualidade, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e drogas.

Pela equipe da UBS participaram o gerente Bruno Cezar Santana, a enfermeira Juliana Tavares e a psicóloga Lilian Delmondes, que contaram com a contribuição do advogado especialista em direitos humanos, Renan de Lima Franco, durante a atividade. O grupo de adolescentes foi formado por alunos da escola que sediou a reunião, convidados da comunidade e integrantes da Guarda Mirim.

Como parte das premissas do projeto, foram abordados ainda outros temas que permeiam a sociedade de forma a incentivar os jovens a participarem das discussões em torno do Sistema Único de Saúde (SUS). Conceitos relacionados à cidadania, racismo e violência fizeram parte do debate para garantir maior conscientização sobre os direitos humanos no que diz respeito à importância da saúde pública para a preservação do bem-estar físico e emocional.

Santana destacou a receptividade dos jovens com essa iniciativa. “Os encontros são fundamentais para que eles possam se sentir incluídos nas ações ofertadas pelo equipamento público, por isso eles têm respondido positivamente a cada uma dessas ações. É muito importante disseminar conhecimento e dar voz à juventude”, avaliou o gerente da UBS.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou a atuação das equipes da administração municipal junto às comunidades. “Nosso trabalho de promover a saúde vai muito além das unidades da rede municipal. Procuramos compartilhar informações relevantes a partir das ações diversas que realizamos, para todos os públicos, de forma que possamos reforçar as orientações necessárias e garantir o bem-estar de nossa população”, frisou o chefe da pasta.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS