25 de junho de 2024 14:40

Suzano: Novo sistema de avaliação na educação prioriza estudantes

Alunos do 1º ao 5º anos serão avaliados nas duas disciplinas a partir do ano que vem Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

A Prefeitura Municipal de Suzano implanta novo sistema informatizado de avaliação da educação básica que tem o objetivo de melhorar o setor. Ele será aplicado em formato de avaliação digital, de caráter inclusivo, com opção visual e sonora, no início e final do ano letivo com o auxílio de chromebooks, começando em 2024. As provas serão em formatos online e offline, para monitorar o desenvolvimento das habilidades em Matemática e Português.

Com essa ferramenta é possível identificar as dificuldades dos alunos e de maneira personalizada promover mudanças. “Por ser um sistema criado pela Secretaria Municipal de Educação, com base em um projeto de MBA de integrantes da pasta, o software vai proporcionar aos gestores uma visão mais abrangente e assertiva sobre o desempenho dos estudantes em sala de aula”, explicou a pasta.

A ideia de implantar a plataforma surgiu para acompanhar e auxiliar a rede municipal de ensino de Suzano nas tomadas de decisão no âmbito das unidades escolares com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino da rede a partir do levantamento de dados. “Essas informações adquiridas ao longo do ano devem subsidiar a indicação de formações específicas para professores e a construção de projetos relacionados aos investimentos pedagógicos e referentes à recuperação das aprendizagens não consolidadas”.

Serão contemplados 12,5 mil alunos do 1º ao 5º anos, contemplando 512 turmas de 35 escolas.

Essa ferramenta também gerou economia para a cidade já que toda a estrutura foi feita por servidores municipais e não adquirida. “Há no mercado diversos softwares que podem auxiliar uma gestão na melhoria do aprendizado, entretanto têm preços elevados e não apresentam uma interface exclusiva para Suzano”.

Desta forma, a plataforma foi criada por integrantes da pasta que aponta, de forma específica e direcionada, os caminhos para garantir a melhor oferta de ensino possível dentro de sala de aula.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS