O prefeito de Arujá, Luís Antônio de Camargo (PSD), o Dr. Camargo, vai se consolidando como grande liderança no Alto Tietê. Sua reeleição foi sinal de que a região ganha mais uma grande força política que impulsiona o quadro de bons nomes que surgiram nos últimos anos.
Dr. Camargo foi reeleito com a segunda maior porcentagem de votos do Brasil, com 94,32% dos votos válidos (47.913 sufrágios), ficando atrás apenas do prefeito de Lins, João Luís Lopes Pandolfi (PSD), o Dr. João, com 96,97% dos votos válidos. Na terceira, em porcentagem de votos, aparece Kauan Berto Sousa Santos (PSD), o Kauan de Cajamar, que obteve 92,85% dos votos válidos. A coincidência é que os três são do PSD e os dois primeiros são advogados. Outra sincronia entre os dois primeiros colocados, é que eles concorreram com candidatos petistas.
Qual o segredo?
Muita gente ficou questionando sobre o segredo do prefeito Camargo para ser tão bem avaliado pelos arujaenses. Em conversa com assessores, candidatos e até opositores, a maioria disse que Camargo soube trabalhar como gestor, ele conseguiu mudar setores que antes eram cheios de problemas como na Educação, na Saúde, no Transporte, na Cultura, no Esporte e na Segurança. Em todos esses setores, Camargo investiu muito, ficando difícil neste pequeno espaço relatar o que foi feito durante os quase quatro anos de mandato, como obras importantes, reformas, investimentos, organização, ajustes, recursos, etc. “Camargo soube trabalhar com o Legislativo, sempre respeitando cada vereador, mesmo aqueles que se intitulavam oposição. Trouxe a imprensa local e regional ao seu lado, respeitando a posição dos profissionais nas divulgações jornalísticas, sempre foi ouvinte a qualquer profissional do município, atendeu o funcionalismo público, deu ouvidos ao setor de segurança, conversou com os governos federal e estadual e sempre esteve à frente dos principais acontecimentos da região”, esse foi alguns dos relatos de políticos e assessores na cidade.
Camargo é visto e respeitado até por opositores, inclusive de partidos da esquerda como do próprio PT que foi adversário nas eleições deste ano e de outras agremiações.
O prefeito que se tornou grande referência no Alto Tietê, tem o apoio incondicional de uma outra grande liderança, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD que tem admiração profunda pelo chefe do Executivo arujaense. Isso coloca Camargo num patamar muito acima daquele visto logo no início do mandato. Hoje, o prefeito reeleito é considerado o principal nome para assumir a presidência do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+).
Dr. Camargo sai desta eleição gigante e com outro ponto positivo, tornando-se um forte candidato a deputado estadual nas eleições de 2026, caso queira. “Com o presidente Kassab na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, não tenho dúvidas de que o prefeito Camargo, caso seja o presidente do Condemat +, vai conquistar muita coisa boa para a nossa região”, declarou um prefeito, também da região, que pediu anonimato. A figura e o mandato de Camargo servem de exemplo para muitos prefeitos que irão começar a vida de gestor público e também para aqueles que precisam achar o caminho para se consolidar na política.