O número de pacientes que faltam às consultas agendadas, exames ou procedimentos nos equipamentos de saúde vinculados à Prefeitura de Santa Isabel tem causado preocupação à administração pública. No mês de julho, 3.445 isabelenses faltaram aos agendamentos.
Os dados referentes ao absenteísmo na rede pública são da Secretaria de Saúde, que monitora a frequência em todas as unidades municipais.
Dentre os agendamentos de consultas ou procedimentos médicos e odontológicos registrados nas unidades municipais, o local onde o maior número de faltas foi registrado na UBS I – Prefeito Ilário Dassiê. A unidade é a mais movimentada do município e realiza mensalmente quase 4 mil atendimentos, porém, em julho, registrou 1.362 faltas. O CAPS Clara Costa, no mês passado registrou a ausência de 145 pacientes.
Segundo a secretária de Saúde, a Dra. Helena Inácio, a ausência à consulta médica ou ao exame gera problemas como aumento da espera na marcação de consultas e, consequentemente, as reclamações pela demora no serviço: “Em caso de real necessidade de falta, a orientação é que o paciente informe a UBS de referência”, assinalou ela que ainda disse ter implantado sistema de agendamento na cidade.
De acordo com a equipe técnica da pasta, o ideal é que a ausência seja justificada com ao menos dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos realize o encaixe de outro paciente.