21 de novembro de 2024 09:47

No data was found

Sanches e Pietá buscam os 310 mil votos brancos, nulos e abstenções em Guarulhos

Os candidatos Lucas Sanches e Elói Pietá buscam apoios para o segundo turno que ocorrerá no domingo, dia 27 de outubro e promete ser muito acirrado Foto: Reprodução/JIB

Compartilhe este conteúdo...

Nesta reta final de campanha, quando será escolhido o político que irá governar Guarulhos nos próximos quatro anos, o que não pode acontecer são as vaidades dos candidatos na escolha de seus apoios ou de dar um passo para trás para garantir dois lá na frente, só lembrando que ninguém ganhou nada ainda.
Na eleição do dia 6 de outubro, os guarulhenses foram às urnas e votaram em Lucas Sanches (PL), 28 anos, e no Elói Pietá (SD), 80 anos. Lucas recebeu 33,25% (213.212 dos votos válidos) e Pietá conseguiu 29,81% (191.188 votos). Agora os dois vão à luta para se consagrar de vez na segunda maior cidade do Estado de São Paulo.

 Apoios:
O candidato da direita Lucas Sanches tinha declarado logo após as eleições deste ano que não queria o apoio do agora ex-candidato a prefeito e atual deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), o Xerife do Consumidor, que obteve 129.056 votos (20,12%). Lucas disse que espera receber o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno e descarta dividir palanque com o deputado. “Eu sempre disse que a única candidatura de direita que tinha na cidade, que representava a mudança era a nossa. Todas as outras já tiveram relação com o PT, com o sistema e com o antigo governo que destruiu a nossa cidade”, alfinetou o ex-candidato.

Um vereador que prefere o anonimato disse em uma conversa em off que vê essa atitude do Lucas um pouco precipitada e perigosa. “Ele tem tudo para levar essa eleição, mas precisa ter cuidados, agora não é hora de ficar com vaidades, porque o outro foi adversário ou que tenha prejudicado ele durante a campanha, zerou tudo! É hora de sentar e conversar para não perder o pleito”, alertou.

Por outro lado, quem vem ganhando os apoios é o ex-prefeito Elói Pietá. O primeiro a declarar força a ele foi o petista e atual deputado federal Alencar Santana que obteve 62.031 votos (9,67%). Após os ataques durante a campanha, fica quase que descartada a presença de Alencar nos palanques ao lado de Pietá. Os dois romperam quando o PT Guarulhos decidiu por Alencar, o que fez Pietá deixar o partido, depois de 40 anos. Em vídeo gravado pelo deputado, ele declara que votará em Pietá, atacando Lucas que representa a direita do bolsonarismo, porém, não deixou de criticar a vice de Pietá, Fran Corrêa, em decorrência de uma dívida de imposto que ela possui na cidade.  O ministro do Empreendedorismo e ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), também declarou apoio ao ex-prefeito.

Aos poucos a esquerda vai dominando neste cenário de apoiadores. Os outros dois candidatos a prefeito de Guarulhos, Márcio Nakashima (PDT) que ficou em quinto com 42.034 votos (6,55%) e, em último, Waldomiro Ramos (PSB) com 3.801 votos (0,59%) também devem declarar apoio a Pietá ou ficar na ‘moita’.

Ainda não ficou confirmado, mas existem fortes indícios de que o PL de Valdemar Costa Neto vai entrar de cabeça na campanha nos próximos dias, incluindo apoios de peso como o de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e de alguns deputados.

O governador deverá caminhar com Sanches na cidade, essa é a expectativa dos colaboradores e apoiadores de campanha.  

Os dois candidatos estão indo atrás dos 206.048 eleitores (21,65%), que não foram votar, se abstiveram e dos 104.428 votos em brancos e nulos que representam 14% do eleitorado.

VEREADORES ELEITOS

Gráfico Jornal Impresso Brasil

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS