23 de abril de 2024 07:27

Saldo de empregos em Mogi das Cruzes no mês de janeiro supera soma das demais cidades do Alto Tietê

Foto: Warley Kenji / PMMC

Compartilhe este conteúdo...

Mogi das Cruzes foi o município do Alto Tietê com maior saldo positivo de vagas de emprego em janeiro de 2024. O resultado, de 998 postos de trabalho, é maior que a soma de todas as outras nove cidades da região juntas. Novamente, o protagonismo é do setor de serviços, que sozinho responde por 72% do resultado, com 722 vagas no período, 521 delas em atividades administrativas e serviços complementares.

Num comparativo com janeiro de 2023 (719 vagas), o saldo de 998 do primeiro mês de 2024 representa um crescimento de quase 39%.

“Assim como ocorreu em 2023, o setor de serviços lidera a geração de empregos em nossa cidade, mas todos as áreas são importantes e o crescimento de um setor impulsiona outros, pois aciona toda uma cadeia que alia produção, vendas, logística e atendimento, entre outros aspectos”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

“É um orgulho para Mogi das Cruzes liderar uma região que concentra municípios com a força econômica do Alto Tietê. Vamos manter o foco e seguir com incentivos à criação de mais oportunidades”, completa.

Outro setor de destaque, no primeiro mês de 2024, foi a construção civil, que registrou saldo positivo de 152 vagas – crescimento de 145,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. A maior alta foi na construção de edifícios, com 115 vagas de saldo.

Na sequência ficou a indústria, que teve saldo de 134 vagas.

Os dados também mostram que há um crescente nos saldos de emprego no mês de janeiro: 354 em 2021, 478 (2022), 719 (2023) e 998 (2024). Atualmente, a cidade tem um estoque (quantidade de vínculos de trabalho) de 116.379 empregos.
 

Programas
A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.

As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC Jundiapeba. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.

Uma das ações que impactaram positivamente o resultado na área de serviços foi a parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com uma grande empresa do setor de aluguel e comercialização de automóveis da cidade, que possibilitou a contratação de jovens formados pelo programa Empodera Juventudes

“Isso faz parte das ações da secretaria para impactar na empregabilidade do município. Realizamos mutirões e processos seletivos, que têm ocorrido ao longo dos meses, com ótimos resultados”, destaca o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.


Saldo de janeiro de 2024 – Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê:
Arujá: 30
Biritiba Mirim: 11
Ferraz de Vasconcelos: 347
Guararema: -22
Itaquaquecetuba: 188
Mogi das Cruzes: 998
Poá: 262
Salesópolis: 7
Santa Isabel: 14
Suzano: -141

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS