12 de abril de 2024 15:30

Roubos e furtos em Mogi das Cruzes têm queda com investimentos em segurança pública

Foto: Warley Kenji / PMMC

Compartilhe este conteúdo...

Mogi das Cruzes vem apresentando redução importante nos números de ocorrências de roubos e furtos, de acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado. A queda dos índices vem acompanhando os investimentos realizados pela Prefeitura, com destaque para a inauguração do Centro de Operações Integradas (COI), a instalação de totens de segurança, da muralha digital inteligente e do fortalecimento da Guarda Civil Municipal.

Na comparação entre janeiro deste ano e janeiro de 2023, o grande destaque está para as ocorrências envolvendo veículos. Na comparação entre os dois meses, foram registradas quedas de 82,5% nos casos de roubo a veículos e de 40,9% nos furtos de veículos. Já nas ocorrências envolvendo outras modalidades, a queda no número de roubos foi de 19,2% e de furtos foi de 23,4%.

Nos últimos quatro meses, desde a inauguração do COI, os índices de queda nos indicadores também são bastante positivos. Entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, a queda no número de roubos de veículos foi de 49,3%, em comparação com o período entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

Já no número de furtos de veículos, o índice de queda foi de 19,4%.Para os roubos de outras modalidades, a diminuição neste período foi de 18,4%, enquanto nas ocorrências de furtos, a queda registrada chegou a 17,4%.

Inaugurado em 30 de setembro, o COI reúne as imagens das câmeras de monitoramento, dos totens de segurança e da muralha digital inteligente. O trabalho é feito na nova Central de Monitoramento, com equipamentos mais modernos e estrutura adequada, contando com analíticos que funcionam com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema.

 A muralha digital inteligente também é uma importante ferramenta para a melhoria da segurança pública, principalmente para ocorrências envolvendo veículos. Neste trabalho, o COI também recebe as informações das câmeras da muralha, instaladas nas entradas e saídas da cidade e em vias de ligação entre regiões do município. Os equipamentos fazem o monitoramento dos veículos que passam, identificando os que possuem envolvimento em crimes e dando o alerta para a Guarda Civil Municipal. 

Outra ação de destaque é a valorização do trabalho da Guarda Civil Municipal. A corporação teve seu efetivo ampliado e conta agora com 313 guardas civis, sendo que um grupo de 69 profissionais, contratados recentemente, estão em treinamento. Com este efetivo completo, será possível o aumento da presença da corporação nas ruas, com participação no policiamento ostensivo e preventivo, em ações de inteligência, proteção de patrimonial e monitoramento. A previsão é a ampliação em até dois terços o número de guardas municipais nas ruas. Em março do ano passado, outros 28 novos guardas civis já haviam finalizado os treinamentos e passaram a atuar na segurança pública de Mogi das Cruzes. A corporação também recebeu oito novas viaturas e 12 novas motocicletas.

Além disso, nos próximos meses, será inaugurado o Canil da Guarda Municipal. A corporação já conta com dois cães que estão atuando em ações específicas.  A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).  

A população pode entrar em contato com a Guarda Municipal, 24 horas por dia, pelo telefone 153.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS