19 de maio de 2024 02:57

Projeto “Futebol de Rua pela Educação” de Guararema leva esporte e formação à Escola do Parateí

A partir de uma parceria com a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Educação, ONG atende crianças da Escola Municipal Dom Alberto Johnnes Steeger, no Bairro Parateí Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Os estudantes da Escola Municipal Dom Alberto Johnnes Steeger, no Bairro Parateí, em Guararema, terão aulas de formação humana e também de futebol em uma solução que utiliza o esporte como ferramenta para trabalhar o desenvolvimento humano em crianças em situação de vulnerabilidade social. É o Projeto “Futebol de Rua pela Educação”, que chega ao município a partir de uma parceria entre a ONG responsável e a Prefeitura de Guararema.

A cerimônia de abertura das atividades foi realizada no último dia 25 de abril, com a participação dos representantes do Instituto EDP, que é patrocinador da iniciativa, coordenadores da ONG Futebol de Rua, autoridades locais e professores e alunos contemplados. Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, enfatizou que os alunos do Programa Aprendizagem Garantida (PAG) serão os participantes, no contraturno escolar, uma vez por semana.

Além de desenvolver as atividades esportivas, o projeto “Futebol de Rua pela Educação”, que é uma organização sem fins lucrativos atuante em 117 cidades e 22 estados, com mais de 11,8 mil crianças atendidas, também oferece formação de valores. Isso porque os alunos participam de atividades que abordam questões relacionadas à cultura de paz, enfrentamento ao racismo, meio ambiente, gênero, saúde, cultura e educação socioemocional.

Na prática, as crianças permanecem uma hora em aula de Formação Humana com uma pedagoga contratada pelo projeto e mais uma hora em aula de Futebol de Rua com uma professora de Educação Física, também contratada pela ONG.

O objetivo não é treino para rendimento ou testes para encaminhar a clubes de futebol profissional, e sim a oferta de oficinas esportivas na modalidade esportiva Futebol de Rua, bem como a realização de passeios/eventos de inclusão cultural, festivais esportivos, oficinas complementares para o desenvolvimento pessoal e formação de valores.

Tudo isso com metodologia exclusiva, que favorece a formação de uma cultura de paz, estimula o trabalho em equipe, encoraja o protagonismo juvenil, promove o direito ao esporte seguro e inclusivo, propiciando um espaço de convivência com múltiplos estímulos, resultando em mais qualidade de vida por meio da atividade física.

A chegada do Projeto “Futebol de Rua pela Educação” é motivo de comemoração para a Secretaria Municipal de Educação, pois as atividades vão ao encontro de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, que servem como base para a construção de futuro melhor e mais equilibrado (ODS número 3, sobre Saúde e Bem-Estar, número 4, “Educação de Qualidade”, número 5, “Igualdade de Gênero” e número 10, “Redução de Desigualdades”).

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS