Segundo os resultados divulgados nesta semana pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), a Prefeitura de Mogi das Cruzes é considerada a mais transparente do Alto Tietê. A avaliação traz dados da transparência ativa de pelo menos 8 mil portais públicos em todo o país por esfera (municipal, estadual e união) e por poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A metodologia contém a verificação de pelo menos cem itens em cada um dos portais avaliados.
A municipalidade atendeu 88,21% dos itens avaliados, é a única do Alto Tietê com nível Ouro, e está dentre as dez Prefeituras do Estado de São Paulo com este nível, ocupando a 6ª colocação no ranking estadual do índice de transparência. Os dados mostram o trabalho eficiente do prefeito mogiano Caio Cunha (Podemos).
“Este reconhecimento é o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo desde 2021. Entendemos que as ferramentas de transparência pública são fundamentais para a participação cidadã e o exercício pleno da Democracia. Para isso, lançamos recentemente o novo Portal da Transparência da Prefeitura de Mogi das Cruzes, com o cuidado para facilitar este acesso, de maneira intuitiva, com linguagem simplificada, vídeos explicativos, ferramenta para tradução em Libras e aumento ou diminuição das fontes”, lembrou o chefe do Poder Executivo.