21 de maio de 2024 08:21

Prefeito de Salé deverá comandar um dos maiores Consórcios do Estado

O prefeito Vanderlon Gomes esteve ao lado do governador Tarcísio cobrando mais empenho sobre os royalties da água. O prefeito poderá se tornar o próximo presidente do Condemat Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), deverá ter novo comandante no próximo ano. A entidade conta hoje com 14 municípios que formam o consórcio, são eles: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Poá, Guararema, Santa Isabel, Santa Branca, Igaratá, Biritiba Mirim, Mairiporã e Salesópolis. Atualmente, a entidade é comandada pelo prefeito mogiano, Caio Cunha (Podemos).  Juntos, os 14 municípios possuem a estimativa orçamentária de R$ 15 bilhões, além de administrar mais de 3,5 milhões de habitantes, tornando-se um dos maiores consórcios do Brasil.

O futuro comandante administra uma cidade de pouco mais de 17 mil habitantes com orçamento de quase R$ 90 milhões ano. Vanderlon Oliveira Gomes (PL), conseguiu quebrar a hegemonia da reeleição em Salesópolis, fato que nunca aconteceu. Além de ser reeleito prefeito, ele ainda mantém alto índice de aprovação no seu governo conforme dados da A.R Pesquisa com mais de 76%, o que lhe gabarita a postular o sucessor para as próximas eleições.

Durante conversa com o jornalista e editor-chefe do Jornal Impresso Brasil (JIB), Nelson Camargo, o prefeito foi questionado se realmente irá assumir o comando do Condemat. Ele explicou que em dezembro deverá ocorrer a eleição e janeiro a posse, e seu nome ficou à disposição dos colegas.

Caso seja eleito, revelou que irá manter os trabalhos que vêm sendo executados pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha que exerce, segundo ele, boa gestão. Também foi questionado se eleito, como presidente de um dos maiores consórcios do Estado, se terá mais forças para colocar em prática, o seu projeto que é de conquistar os royalties da água, tendo em vista, as represas que sua cidade e as demais na região como Biritiba, Mogi, Santa Isabel, Suzano, Igaratá e Mairiporã produzem água para abastecer a Grande São Paulo. “Com certeza! Vamos lutar por isso. É um desejo que vire realidade esse projeto. Já luto por esses recursos, agora vou reforçar ainda mais para que todos os municípios que têm represa, também sejam beneficiados com recursos”.

Visão política:
Com o fim do mandato marcado para dezembro de 2024, fica a pergunta: o que irá fazer Vanderlon Gomes a respeito do seu futuro? O JIB também tratou deste assunto com o prefeito, tendo em vista que seu nome também é cotado para uma possível candidatura de deputado estadual em 2026. Com exclusividade, o JIB revela o que poderá acontecer no futuro político do prefeito. Segundo apurou através de fontes, uma dobradinha entre ele e o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), estadual e federal, respectivamente, poderá vingar. A fonte, do Partido Liberal (PL), disse que a expectativa só aumenta com a popularidade que os dois chefes de Executivo possuem. 

Lembrando que isso só será possível, caso haja uma combinação de resultados nas eleições futuras. Neste caso, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ser indicado para concorrer à presidência da república, e o deputado estadual, André do Prado (PL), atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), de concorrer ao governo estadual ou olhando por outro ângulo, André, disputar uma vaga de vice-governador na chapa do Tarcísio. Também existem outras combinações que poderão se agregarem a uma eventual dobradinha entre Ashiuchi e Vanderlon. 

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS