Poaenses estão ansiosos porque, depois de paralisado, agora, o novo viaduto instalado em Poá, deverá ser entregue à população, no mês de março. A obra começou a ser edificada em julho de 2019 e deveria ter sido inaugurada dois anos depois, em 2021. A construção está orçada em mais de R$ 12 milhões.
Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), julgou irregulares a concorrência, o contrato, o termo aditivo, a execução contratual e o termo de encerramento do contrato. Também aplicou multa de 200 unidades fiscais à Giancarlo Lopes da Silva, ex-prefeito e gestor na época da licitação da obra, que foi multado em pouco mais de R$ 6,8 mil.
Neste mês, os serviços entraram na fase final com a construção dos acessos de entrada e saída. A fase atual de execução inclui a fresagem da via para receber as obras de pavimentação asfáltica, garantindo 95% de conclusão do projeto. O próximo passo será instalar a iluminação pública e realizar o paisagismo do entorno.
O projeto possui quatro pontos principais: a ponte sobre o córrego Itaim, que garantirá passagem segura para retornar ao Centro; travessia sobre o córrego Tucunduva, no trecho que passa nos fundos da Praça de Eventos da cidade; readequação da rotatória localizada em frente à Delegacia de Polícia, garantindo fluidez no trânsito e melhor escoamento da água das chuvas; e área de estacionamento embaixo dos viadutos, com sinalização adequada e soluções para o escoamento de águas pluviais.
O projeto em execução traz outra mudança importante: o viaduto antigo será destinado exclusivamente para o fluxo de carros que sobem, enquanto o novo, será utilizado para o tráfego de veículos que descem.