21 de novembro de 2024 10:07

No data was found

Pesquisa do Instituto ARA aponta possível vitória de Lucas a prefeito de Guarulhos

Os candidatos Lucas Sanches e Elói Pietá buscam apoios para o segundo turno que ocorrerá no domingo, dia 27 de outubro e promete ser bastante acirrado Foto: Jornal Impresso Brasil

Compartilhe este conteúdo...

O Instituto ARA, empresa devidamente registrada no Conselho Regional de Estatística (Conre), contratado pelo Jornal Impresso Brasil (Jib), para realizar pesquisa eleitoral na cidade de Guarulhos, neste segundo turno, ouviu entre os dias 14 e 15 de outubro, pessoalmente 800 pessoas em vários pontos da cidade, baseado em mapas e levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de outras informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de precisar o melhor momento na disputa pela prefeitura da segunda maior cidade do Estado de São Paulo.

 A pesquisa foi registrada no Tribunal de Justiça Eleitoral sob o número SP-07706/2024, com margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e 95% no nível de confiança.

Na estimulada, o vereador Lucas Sanches Promessia (PL), o Lucas Sanches, aparece com 49% das intenções de votos e seu adversário político, o ex-prefeito Elói Alfredo Pietá (SD), o Elói Pietá, somou 41%. Os votos brancos, nulos e nenhum somaram 4% e os indecisos ou não sabem foram de 6%.

Já na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistado responde de forma aleatória, Lucas Sanches apareceu com 35%, já o concorrente Elói Pietá somou 29%, os votos brancos, nulos e nenhum deles somaram 11% e aqueles que disseram estar indecisos foram de 25%.

Na rejeição, o mérito negativo ficou para o ex-prefeito Pietá com 44% do eleitorado que não pretende votar nele de jeito nenhum, já o vereador somou 36% de rejeição, além dos votos brancos, nulos, nenhum e dos indecisos que somaram 20%.

Votos de migração poderão eleger o candidato liberal

Muita gente parece estar certa de que os votos de migração serão certeiros no resultado final das eleições do segundo turno em Guarulhos. Conversando com a empresária, a advogada Andreia Rafael do Instituto ARA, muitos que votaram nos concorrentes das eleições do primeiro turno, devem migrar seus votos para um dos dois candidatos, ou o Lucas que deve receber o apoio dos eleitores do ex-candidato e atual deputado estadual Jorge Wilson Gonçalves de Mattos (Republicanos), Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor que obteve na primeira rodada 20,12% ou 129.056 votos válidos.

Na somatória de votos dos chamados partidos da direita, juntos Lucas e Xerife do Consumidor somaram 53,37% no primeiro turno, ou seja, a probabilidade de o Lucas ser eleito prefeito com os votos migratórios é muito grande, mesmo após algumas declarações do próprio Lucas de não querer a presença do Xerife do Consumidor ao seu lado nos eventos.

Por outro lado, no chamado partidos da esquerda, que reúnem o próprio Solidariedade do ex-prefeito Elói Pietá, que teve 29,81%, quantidade enorme de votos que representam 191.188 sufrágios válidos, mais os votos do deputado federal Alencar Santana Braga (PT), o Alencar Santana que somou 9,67% (62.031 votos válidos), do deputado estadual Marcio Massami Nakashima (PDT), o Márcio Nakashima que teve 6,55% (42.034 votos válidos) e do Waldomiro Carlos Ramos (PSB), o Waldomiro Ramos que somou 0,59% (3.801 votos), num total de 46,62%.

 ”Dentro desses números, mais os votos brancos, nulos e dos indecisos, existem fortes indícios de que o vereador seja eleito prefeito no dia 27 de outubro, quando se realiza o segundo turno das eleições”, credibiliza a diretora do Instituto ARA, doutora Andreia Rafael.

Vale ressaltar que ainda temos uma parcela grande dos votos brancos, nulos, indecisos e daqueles que não votaram no dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições, pouco mais de 310 mil eleitores. Se fizermos uma soma das abstenções do primeiro turno 206.048, mais os indecisos desta nossa pesquisa que soma 8% (cerca de 76.143), mais os votos brancos e nulos que juntos no primeiro turno representaram 104.428, vamos ter 386.619 votos que poderão representar a vitória que poderá ocorrer tanto para o lado do Lucas como do Pietá, o que deixa a disputa aberta, lógico! Também vai depender de como os dois candidatos estão trabalhando neste segundo turno, isso diferencia em todos os aspectos”, analisou.

Eleições 2020 refletem números de abstenções, votos nulos e brancos no pleito deste ano

O número de eleitores que deixou de votar no primeiro turno das eleições municipais em Guarulhos, este ano, não é tão diferente do que ocorreu em 2020, no segundo turno, quando disputaram a prefeitura, o prefeito candidato à reeleição Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti e Elói Alfredo Pietá, naquela época ainda no PT.

O município tinha cerca de 872 mil eleitores, na ocasião, cerca de 300 mil eleitores deixaram de votar ou se apresentaram optando pelos votos nulos e brancos, um total de pouco mais de 34%.

Neste ano, os números do primeiro turno representaram entre abstenção, nulos e brancos cerca de 310 mil eleitores, cerca de 33%.

Se confirmada a expectativa das eleições passadas, os votantes para este ano poderão ser entre 640 mil, considerando a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

A previsão, se tudo se confirmar com os números apresentados pelo Instituto ARA, é que o candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL), vença as eleições com cerca de 55% dos votos válidos, contra 45% do opositor, Elói Pietá, lembrando que esses números estão dentro da margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

No dia 27, os eleitores retornarão às urnas para escolher seu candidato.

No pleito de 2020, Guti concorria à reeleição e venceu em disputa também acirrada no município

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS