28 de fevereiro de 2024 13:46

Parceria entre Governo do Estado e Bertioga irá reforçar segurança na Operação Verão 2023/2024

Bertioga se prepara para a Operação Verão 2023/24, com o reforço na segurança pública local Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O Governo do Estado de São Paulo vem se tornando um vilão contra Bertioga nos últimos tempos. A cidade com muito esforço, vem investindo do próprio bolso para manter o sistema funcionando como na educação, dando assistência nas diversas áreas educacionais, também ajuda na saúde, priorizando atendimento de emergência, além de outras atitudes como exames e consultas e colocando especialistas em setores que são de competência estadual.

Outros também estão sendo atendidos com o dinheiro dos bertioguenses, além da segurança, um dos pontos essenciais para o bom funcionamento do município.  

Para se ter ideia, o Estado negligência este sistema, operando com apenas três viaturas, num total de 77 homens da Polícia Militar (PM) para uma população de 65 mil habitantes, um enorme retrocesso se comparado ao mesmo período de 30 anos, quando a cidade tinha 24 mil pessoas, sendo que nessa época eram 100 policiais.

A prefeitura ainda colabora com locação de imóveis, combustível, operação delegada e pró-labore.

Para o verão 2023/24, está previsto o maior sistema de segurança no litoral e Bertioga faz parte deste complexo criado para dar mais tranquilidade aos turistas que nesta época chegam a 500 mil flutuantes pelo município.    

Nesta semana, a Secretaria de Segurança e Mobilidade de Bertioga realizou a solenidade com os 183  policiais militares que atuarão na Operação Verão 2023/2024.

O convênio firmado entre a Prefeitura de Bertioga e o Governo do Estado de São Paulo, ainda reforça a vinda de policiais rodoviários, guarda-vidas e bombeiros especializados em salvamento aquático e da brigada contra incêndios.

O encontro ocorreu no bairro do Indaiá, no Alojamento Municipal José Aparecido Ribeiro (antiga Prodesan), cedido pela administração para hospedar os novos agentes, incluindo o custeamento de alimentação e consumo da instalação.

A primeira etapa da Operação Verão ocorre entre 18 de dezembro e 5 de fevereiro de 2024 e, a segunda, de 6 a 23 de fevereiro de 2024.

Durante a temporada serão quase 400 homens e mulheres atuando na segurança das ruas e praias de Bertioga, somadas às forças policiais mais o efetivo de Guardas Civis Municipais (GCMs).

Com a chegada dos novos pelotões, o Estado também disponibiliza mais viaturas para as rondas. A estrutura deste ano inclui 20 veículos, entre carros e motos, 16 quadrículos e 32 bicicletas, que servirão para patrulhamento ordinário e operações especiais como as Rondas Ostensivas com Motos (Romo). “É o maior quantitativo recebido por nós até hoje. A estrutura de segurança que Bertioga merece e precisa para atravessar pelo verão, proporcionando tranquilidade aos moradores e aos visitantes, turistas e veranistas”, ressaltou a secretária de Segurança, Thalita Walperes.

No mês de março, deve ocorrer a integração dos novos guardas municipais que irão reforçar a segurança da cidade. São 168 candidatos em fase de treinamento.

De acordo com a secretária, as forças municipais da GCM atuarão em locais de grande fluxo, como praias e pontos turísticos, além de áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS