25 de junho de 2024 14:20

Guararema: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Fundo Social fazem a diferença em 2023

Ao longo do ano, além de doações e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Guararema conduziu ações de conscientização e atendimento sobre diversos temas Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Em 2023, tanto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação como o Fundo Social de Solidariedade de Guararema coordenaram ações de suporte e conscientização sobre diversos temas, realizaram doações, desempenharam atendimentos diversos, ofereceram apoio à famílias em situação de vulnerabilidade social e conduziram trabalhos de regularização fundiária e muitos outros.

Um dos destaques do ano fica com o programa municipal Casa Legal, vinculado à Diretoria de Habitação, que entregou projetos de construção de regularização de unidades, oferecendo aos usuários todo o suporte e garantindo a documentação necessária para que os trâmites relacionados aos imóveis sejam executados corretamente.

Além disso, três núcleos urbanos informais foram incluídos para Regularização Fundiária de Interesse Social, dispositivo que entregou mais de 130 títulos durante todo o ano, proporcionando a centenas de famílias a garantia jurídica, urbanística e ambiental sobre as propriedades.

Vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atendeu mais de cinco mil munícipes, realizou mais de 400 visitas presenciais e conduziu diversos encaminhamentos para toda a rede de serviços. Atualmente são 1.591 famílias referenciadas, das quais 131 acompanhadas sistematicamente.

As cinco unidades de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendem 208 crianças e adolescentes e 129 idosos, e ainda há ações de território, busca ativa, atendimentos particularizados, grupos, oficinas, visitas domiciliares, palestras, mobilizações e reuniões sistemáticas de equipe e intersetoriais.

Também fazem parte do calendário ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; conscientização contra a violência da pessoa idosa pelo Junho Violeta; mobilização pelo fim da violência contra a mulher pelo Agosto Lilás e também em novembro, na programação ’21 Dias de ativismo em combate à violência contra a mulher’; campanha de prevenção ao suicídio pelo Setembro Amarelo; palestras em parceria com a Saúde e o Fundo Social pelo Outubro Rosa; e várias outras realizadas de maneira fixa e sazonal.

Fundo Social de Solidariedade de Guararema

Em 2023, o Fundo Social de Solidariedade de Guararema atuou em diversas frentes importantes. No início do ano, organizou uma campanha de arrecadação de doações às vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral, e também conduziu o debate ‘O Papel da Mulher na Sociedade’.

A instituição também recebeu cadeiras de rodas da BLIA (Associação Internacional Luz de Buda), que foram doadas à Santa Casa e à Apae; ofereceu de maneira gratuita, diversos cursos profissionalizantes e de capacitação ao longo do ano, em parceria com o Sebrae e Senai, principalmente relacionados à moda e gastronomia; participou de eventos de gastronomia e literatura; e preparou a Mega Ação Solidária, com diversos prêmios, em novembro.

Durante todo o ano, o Fundo Social de Solidariedade de Guararema realizou muitas doações. Entre janeiro e novembro, foram contabilizadas mais de 27 toneladas de alimentos, mais de 21 mil unidades de fraldas geriátricas, aproximadamente mil kits de higiene e mil latas de leite maternizado e dezenas de enxovais de bebê.

Além disso, a campanha Inverno Solidário arrecadou mais de 900 cobertores novos, e a campanha Fluxo do Bem distribuiu quase 10 mil absorventes íntimos.

Já a loja Pérola do Bem, que troca materiais recicláveis por produtos diversos, coletou 19 toneladas de itens recicláveis e cerca de quatro mil unidades de embalagens longa vida. Durante todo o ano, foram distribuídas 14.532 moedas solidárias, que permitiram a retirada de mais de 450 produtos como roupas, acessórios, brinquedos, utensílios de cozinha e outros materiais.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS