21 de novembro de 2024 08:20

No data was found

Obras do quarto piscinão em Ferraz de Vasconcelos avançadas

Piscinão promete reduzir os impactos das chuvas na região central Foto: Divulgação/PMF

Compartilhe este conteúdo...

As obras do quarto reservatório de cheias do Córrego Romanópolis, no Jardim Castelo, em Ferraz de Vasconcelos, avançam rapidamente. Com capacidade de 20 milhões de m³ de água, o piscinão vai mitigar os impactos das chuvas na área central, especialmente perto do Ginásio Marcílio Guerra.

Com custo de R$ 4.946.118,35, a obra foi iniciada no dia 29 de abril deste ano com prazo de conclusão de sete meses. Os recursos são realizados com verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), órgão do governo estadual e recursos próprios da prefeitura ferrazense.

A Secretaria de Obras da Prefeitura, liderada pelo secretário Antonio Carlos dos Santos, o Carlinhos, realizou vistoria no local para verificar o andamento dos serviços. “A característica deste reservatório é a de utilizar os recursos mais “naturais” possíveis para reservar o excedente de água e evitar que a água vá toda de uma vez para o centro do município. O sistema funciona sem bomba. A água fica retida no vale e depois vai dissipando gradualmente para o córrego. Um trecho do reservatório tem uma espécie de “asa” de avião que serve como dissipador. Além disso, outros detalhes técnicos também formam esta obra como a “bolsacreto”, um sistema construtivo usado para proteção de margens, estabilização de encostas, canalização de córregos, construção de barragens e outros. São as bolsas de concreto”, explicou.

Este será o quarto piscinão da cidade, após outros construídos no Tenda Atacadista, rua Guanabara e Parque São Francisco, mostrando o compromisso da gestão Priscila na proteção contra enchentes.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS