21 de fevereiro de 2024 11:43

Mogi promove ações para informar sobre o câncer de próstata

Compartilhe este conteúdo...

Durante todo o mês de novembro, Mogi das Cruzes promove a Campanha Novembro Azul em todas as unidades de saúde. O objetivo é promover esclarecimentos sobre a doença, reduzir preconceitos e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A abertura oficial será realizada na terça-feira (07/11), às 9 horas, com palestra do urologista Carlos Eduardo Marins, no auditório da Prefeitura Municipal. 

Os homens na faixa etária de 45 a 70 anos que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e que não estejam em tratamento com urologista podem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar o agendamento para realização do PSA (exame de sangue).

Em caso de alteração no resultado, o paciente será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para consulta com médico urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.

Além dos exames, os homens também terão acesso às informações sobre câncer de próstata com objetivo de combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem.

O câncer de próstata é uma neoplasia que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade, por isso a importância do diagnóstico precoce. 

Principais sinais e sintomas

1.    Micção frequente.
2.    Fluxo urinário fraco ou interrompido.
3.    Vontade de urinar frequentemente à noite.
4.    Sangue na urina ou no sêmen.
5.    Disfunção erétil.
6.    Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos (estágio avançado da doença).
7.    Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS