21 de fevereiro de 2024 12:10

Mogi: Abertura da Campanha Fique Sabendo será nesta sexta-feira

Compartilhe este conteúdo...

Durante todo o mês de dezembro, o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais promove uma série de ações para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. O trabalho faz parte da 16ª edição da Campanha Fique Sabendo, uma mobilização estadual que tem como principal objetivo intensificar a realização de testes para detecção do vírus HIV e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

A abertura oficial da Campanha Fique Sabendo será nesta sexta-feira (01/12), às 9 horas, no auditório da Escola de Governo, onde será realizada palestra sobre “Prevenção Combinada” para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A palestra será ministrada pela médica Marcia Carvalho Reis Chebel, infectologista e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS.

A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, como biomédica, comportamental e estrutural, aplicadas em múltiplos níveis para responder a necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do vírus. Em 2023, até o momento, foram registrados 61 novos casos de HIV em Mogi das Cruzes, número que representa queda em relação aos anos anteriores (74 em 2022 e 81 em 2021).

O trabalho faz parte das ações práticas impulsionadas pelos profissionais de saúde junto às comunidades locais. Integra a programação da Campanha Fique Sabendo, que visa promover o acesso da população aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular as pessoas que vivem com HIV à referência para ofertar tratamento imediato após o diagnóstico que, feito de forma precoce, contribui para reduzir a transmissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas pelo vírus.

Os testes rápidos podem ser realizados na própria da UAPS 2, que fica na Avenida Fausta Duarte de Araújo, 412, no Jardim Santista ou em qualquer unidade de saúde do município.

Abertura da Campanha Fique Sabendo 2023:

6ª feira, dia 1/12, das 9 às 12h:
Palestra “Prevenção Combinada” com a médica infectologista Márcia Chebel
Local: Escola de Governo – rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Nova Mogilar 

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS