21 de novembro de 2024 06:54

No data was found

Itaquá: Câmara aprova que igrejas sejam consideradas como atividade essencial

Compartilhe este conteúdo...

Um projeto de lei de autoria do vereador Luiz Coutinho (Republicanos), que estabelece que igrejas sejam consideradas como atividade essencial em Itaquaquecetuba, foi aprovado durante a 32ª sessão ordinária, realizada na última terça-feira (15/10) na Câmara Municipal. A medida vale também para templos religiosos de qualquer culto ou religião e às comunidades missionárias.


Segundo o autor da propositura, as igrejas já são consideradas como uma atividade essencial no Estado de São Paulo. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que cada município deveria decidir sobre o assunto. Com isso, o projeto de lei vem atender a esta indicação e regularizar a situação na cidade.


Coutinho aproveitou para falar de um trabalho essencial que a igreja vem realizando nos últimos anos. “Desde a pandemia, o número de pessoas com problemas de saúde mental, como a depressão, aumentou muito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2020 para cá, o número de pessoas com problemas de saúde mental aumentou cerca de 25%. E a igreja ajuda com o trabalho de fortalecer a fé, o espírito de todo ser humano. Porém, desde a pandemia, vimos muita dificuldade de manter as igrejas abertas para atender este público”.


O vereador Mané Barranco (PSD) aprovou a medida. “É muito viável este projeto e tudo o que podemos fazer pelas igrejas ainda é pouco”, comentou. Já o vereador Cesinha da Associação (PL) lembrou que a igreja é o refúgio de muitas pessoas. “Quando a pessoa está aflita, em apuros, ela procura a igreja, seja para pedir uma oração, uma orientação, uma cesta básica, um socorro. Precisamos mesmo olhar para nossas igrejas”, ressaltou.


Por fim, o vereador Cantor Sidney Santos (PL) disse que a igreja faz um trabalho muito forte na sociedade. “Muitas vezes, a igreja faz um trabalho que o governo não faz. Se pessoa está em depressão ela procura quem? Ela vai para a porta da igreja”, afirmou o parlamentar.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS