23 de abril de 2024 09:17

Guarulhos: Elói Pietá confirma pré-candidatura à prefeitura e mudança de partido

Depois de 43 anos de militância no PT, Elói Pietá ingressará em nova sigla para disputar a Prefeitura de Guarulhos nas eleições deste ano Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Neste sábado, dia 23 de março, às 9h30, no Colégio Êxitus, localizado no Jardim Bebedouro, em Guarulhos, o ex-prefeito da cidade, Elói Alfredo Pietá, anunciará seu novo partido e a pré-candidatura à Prefeitura Municipal nas eleições desde ano.

Ele deixou o Partido dos Trabalhadores (PT), em janeiro deste ano, após 43 anos na legenda que ajudou a fundar na década de 80.

Sua saída se deu por não aceitar a decisão do diretório municipal de escolher o deputado federal Alencar Santana (PT) para disputar a cadeira do Poder Executivo no pleito que ocorrerá em outubro próximo.

Pietá deverá ingressar no Solidariedade, sigla que é comandada na cidade pelo ex-prefeito Sebastião Almeida. Ele conta com o apoio de empresários locais para enfrentar o pleito e tentar retornar ao Paço Municipal.

Também lidera a corrida eleitoral nas pesquisas, vencendo, com folga, no primeiro turno e ganha em todos os cenários simulados de segundo turno, segundo levantamento do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), antigo Ibope, em 1º de março. 

Pietá foi vereador de 1983 a 1990, quando abdicou do cargo para assumir a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ganhou notoriedade com o impeachment do prefeito Néfi Tales, em 1998, e venceu a eleição para a administração pública em 2000.

Em 2004, se tornou o primeiro e único prefeito a vencer uma eleição em primeiro turno em Guarulhos. Em 2008, ajudou a eleger o seu sucessor, o então deputado estadual Sebastião Almeida.

Desde que deixou o Paço Municipal, nunca mais ganhou uma eleição. Perdeu os pleitos municipais de 2016 (3º lugar) e 2020 (2º lugar), além de disputa para deputado federal em 2018, ficando na suplência.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS