21 de fevereiro de 2024 11:30

Guararema: Escolas municipais recebem sessões de cinema independente

Compartilhe este conteúdo...

Alunos das escolas municipais Keisaburo Honda, Paulo Ismael dos Santos Sobrinho, José Donizete de Paiva e Professor Doutor Domingos Lerario, em Guararema, tiveram acesso, neste início de dezembro, a obras cinematográficas independentes. É a mostra do Festival Internacional de Cinema Festicini, que estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Guararema.

Com a crença de que “criar narrativas por meio da linguagem do cinema é de extrema importância para a comunidade escolar”, o projeto contemplado pelo edital municipal da Lei Paulo Gustavo propôs à Prefeitura a realização de exibições em unidades de ensino de Guararema.

Ao analisar as produções participantes da mostra Festicini, a Educação Municipal aderiu às sessões pipoca nas escolas, sempre observando a classificação indicativa de cada um dos sete títulos participantes.

A lista conta com três curtas-metragens brasileiros e quatro internacionais exibidos entre 4 e 13 de dezembro, sendo que todos contam histórias positivas, com boas lições de moral e reflexões acerca do convívio social.

Entre as opções nacionais, ‘Dalivincasso’ (2013) mostra as aventuras vividas por dois gênios que estavam presos em pinturas e acabam soltos em um museu; ‘Amizade Inusitada’ (2014) aborda, em animação, o tema da reciclagem por meio do afeto entre os personagens; e ‘Minuano Kid’ (2014) coloca um garoto de nove anos e seu amigo imaginário, um super-herói com medo do escuro, para enfrentar os “dilemas” da infância.

Já nas produções estrangeiras, ‘Sans Gravité’ (França, 2018), conta a história de um astronauta que volta à Terra e tenta se adaptar ao cotidiano das cidades; ‘Rosso Pappavero’, (Eslovênia, 2014), dá asas a imaginação de um pequeno garoto para criar um circo diante dos olhos do protagonista; ‘Desolado’ (Espanha, 2014), apresenta um garoto albino que cria estratégias e amizades para conseguir brincar ao ar livre, sem ser prejudicado pelo sol; e ‘Roger’ (Espanha, 2014), mostra a superação e as novas amizades conquistadas por um boneco descartado do papel de ator principal.

Por meio da arte e em parceria com o Festicini, estimulamos uma série de sensações e sentimentos ligados ao aprendizado que oferecemos em sala de aula, principalmente em relação à gentileza e à amizade, com foco no autoconhecimento e também no amor ao próximo”, resume a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS