19 de maio de 2024 01:59

Governo de SP e Defesa Civil reforçam ações de combate ao Aedes aegypti na Estação Guarulhos

Campanha acontece para reiterar os cuidados que evitam a proliferação do mosquito Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Seguindo com as medidas de conscientização de combate à dengue, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) e Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com apoio da CPTM, promove a campanha de conscientização sobre os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação acontece nesta quarta-feira (30) na Estação Guarulhos-Cecap, da Linha 13-Jade da CPTM, das 8h às 12h.

A campanha tem como intuito reforçar à população a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Equipes da SES, Defesa Civil do Estado e do município estarão à disposição dos passageiros da empresa ligada ao terminal para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente, onde realizarão também panfletagem, no local e demonstrarão as formas de evolução do mosquito.

Para o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel, a presença da Defesa Civil no combate à dengue vem ocorrendo em todo o estado de SP. “A luta contra a dengue começa em casa, pequenas atitudes geram grandes impactos“, afirmou.

Apesar da doença ser mais associada ao verão, a contaminação também pode ocorrer em outras estações, explica a coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES, Regiane de Paula. “Ainda que a transmissão seja mais acentuada durante o verão, os cuidados devem ser constantes, inclusive em estações como o outono. Muitas medidas básicas de prevenção como, não deixar água parada são esquecidas nessa época do ano, o que pode propiciar a proliferação de mosquitos”.

A coordenadora explica ainda que a maior parte dos criadouros se encontram em residências, por isso, o maior acesso a ações educativas e o apoio da população nos cuidados é fundamental para evitar focos de transmissão de dengue.

Confira as orientações para evitar que as casas e apartamentos se transformem em criadouros:

-Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
– Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
– Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
– Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
– Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
– Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.

Portal Dengue 100 Dúvidas
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Serviço:
Campanha de Conscientização ao combate à dengue
Data: 30 de abril
Horário: 08h às 12h
Local: Estação Guarulhos-Cecap – Linha 13-Jade da CPTM

HAVERÁ PORTA-VOZ DA DEFESA CIVIL NO LOCAL

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS