Os números na área de segurança pública divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), causaram espanto pelo aumento de casos de feminicídios (crimes contra à mulher).
No ano passado, essa prática atingiu recorde em todo o Estado de São Paulo, os dados são preocupantes e merecem atenção especial do governo paulista, cujo teor, aponta uma mulher morta a cada 24 horas.
Comparando com 2023, foram 253 casos, aumento 14,5%. Os dados divulgados mostram que estamos muito aquém de assegurar a integridade das mulheres vítimas de ações criminosas. A lei 13.104, que entrou em vigor em março de 2015, considera feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher vítima. Também é importante rever os casos de medidas protetivas que nem sempre são respeitadas pelos delinquentes, ocasionando o ataque a vítima, muitas das vezes, terminando em mortes, além do reforço com medidas mais severas.