• Home
  • Destaque
  • Nova estação Sesc-Pompeia facilitará acesso a polo cultural e de entretenimento na zona oeste

Nova estação Sesc-Pompeia facilitará acesso a polo cultural e de entretenimento na zona oeste

A população da zona oeste da capital paulista ganhará, nos próximos dias, uma nova opção de mobilidade com a inauguração da Estação Sesc-Pompeia, integrante do primeiro trecho operacional da Linha 6-Laranja do metrô. A entrega da nova parada foi antecipada pelo Governo de São Paulo e promete facilitar o acesso a importantes polos culturais, esportivos e comerciais da região.

Com entradas localizadas na Avenida Pompéia e na Rua Venâncio Aires, a estação ficará estrategicamente posicionada próxima a alguns dos principais pontos de atração da cidade, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento dos usuários.

Até então, quem utilizava transporte sobre trilhos para chegar à região dependia das estações Água Branca, da Linha 7-Rubi, distante cerca de um quilômetro, ou Palmeiras-Barra Funda, localizada a aproximadamente 1,5 quilômetro do local.

Um dos principais beneficiados será o Sesc Pompeia, tradicional centro cultural inaugurado em 1982 e projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi. O espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebe diariamente milhares de visitantes e passará a estar a apenas 300 metros da nova estação.

Outro importante equipamento urbano próximo à parada será o Nubank Parque, localizado a cerca de 500 metros dos acessos. O complexo esportivo e de entretenimento recebe partidas de futebol, shows e grandes eventos, podendo reunir até 55 mil pessoas em apresentações musicais.

Já os frequentadores do Shopping Bourbon também terão maior facilidade de acesso. O empreendimento está situado a aproximadamente 450 metros da estação, distância que poderá ser percorrida em cerca de cinco minutos de caminhada.

A Estação Sesc-Pompeia integra o primeiro conjunto de seis estações inauguradas nesta etapa inicial da Linha 6-Laranja, ao lado das paradas João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca e Perdizes.

Considerada uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, a Linha 6-Laranja é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Linha Uni, com investimentos estimados em R$ 19 bilhões.

Ainda em 2026, o governo estadual prevê a entrega das estações Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, ampliando o atendimento à zona norte da capital.

Quando totalmente concluída, a Linha 6-Laranja ligará Brasilândia à Estação São Joaquim, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre as duas regiões. Atualmente, o trajeto realizado por ônibus pode levar cerca de uma hora e meia. Com a nova linha em operação integral, o percurso deverá ser feito em aproximadamente 23 minutos.

VEJA MAIS

Polícias de 8 estados fazem mega operação contra abuso sexual infantil

Uma grande operação reúne polícias civis de oito estados no combate à pedofilia e ao…

Comitê inicia estratégia de financiamento para economia circular em Brasília

O Comitê Brasileiro de Financiamento Circular (CBFC) será instituído na manhã desta sexta-feira (25), em…

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), o nome da senadora…