28 de fevereiro de 2024 13:56

Bertioga: projeto que prevê pagamento a pescadores por recolhimento de lixo do mar é lançado no município

o projeto é voltado para os pescadores artesanais de arrasto de camarão com embarcações menores de AB Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Dando um passo significativo em direção à conscientização sobre a problemática do lixo nos oceanos, a Prefeitura de Bertioga inaugurou e deu início às operações nesta quarta-feira, 22, ao projeto Mar Sem Lixo. O evento contou com a presença da comunidade pesqueira, da Fundação Florestal, autoridades da prefeitura municipal e de Antônio Olinto Ávila da Silva representante do governo do estado e do Monitoramento Pesqueiro do Litoral, bem como representantes da sociedade civil.

O prefeito Caio Matheus destacou: ”A preservação ambiental está no DNA de Bertioga. O projeto Mar Sem Lixo é uma iniciativa importante que vem somar às diversas ações que nossa gestão vem realizando para o desenvolvimento sustentável de Bertioga, aliando a preservação do meio ambiente e a geração de renda para os pescadores”.

Idealizado pela Fundação Florestal (FF) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto é voltado para os pescadores artesanais de arrasto de camarão com embarcações menores de AB, que capturam resíduos durante a atividade pesqueira nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) e trazem para o continente.

Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, enfatiza: ”Este projeto é mais um instrumento de proteção e conservação do ambiente marinho, além de promover o incentivo àqueles que vivem da pesca, contribuindo para a mudança de comportamento da sociedade”.

Este é um projeto de reconhecimento aos pescadores pela limpeza do mar. O incentivo financeiro será de grande importância nos custos com o deslocamento do barco, especialmente em dias em que, infelizmente, apenas recolhem lixo, sendo impossibilitados de pescar camarões devido à quantidade de resíduos no mar“, disse Kally Molinero, presidente da Colônia de Pescadores Z 23 de Bertioga.

Serviço

O cadastramento pode ser realizado a qualquer momento, mesmo após o mutirão, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 17:00h, nos seguintes locais:

Centro de educação Ambiental e Viveiro Municipal na rua Manoel Gajo 1080;

Fundação Florestal – localizada na Avenida Henrique Costabile, 114, Centro, Bertioga – SP;

Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs) de Bertioga, localizado na Av. Vicente de Carvalho, 527 – Centro, ao lado do mercado de peixe.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS