23 de abril de 2024 07:00

Arujá terá uma oficina gratuita de balé folclórico; as inscrições encerram na quinta (7)

Serão 15 vagas e as aulas tem início no dia 15 de março

Compartilhe este conteúdo...

Tradição em Arujá desde o início dos anos 2000, a centenária disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, que acontece em Parintins, Amazonas, será revivida em uma festa que celebrará os 25 anos de uma história de amor ao folclore brasileiro que nasceu em uma escola estadual da cidade. Para compor este evento, uma oficina de balé folclórico será promovida. Organizada por ex-alunos que fizeram parte do movimento que nasceu no ano de 1999, em parceria com a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a oficina está com inscrições abertas até o dia 7 de março.
São 15 vagas, e os interessados devem ter mais de 14 anos. As inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp (11) 4654-3039. As aulas começarão no dia 12 de março, das 19h30 às 20h30, e acontecerão uma vez por semana no Clube União.


A instrutora de dança, Camila Penteado, será responsável por ensinar a dança do boi-bumbá. Ela, que comanda o Sampa Tribal, grupo que leva o ritmo dos bois para diversos eventos em São Paulo, também fez parte do movimento iniciado na escola.

Tradição em Arujá
O amor pelos bois Caprichoso e Garantido nasceu graças a um projeto escolar iniciado em 1999, na escola estadual Rene de Oliveira Barbosa. Marize de Castro Manopeli, professora de Artes na época, desenvolveu com os alunos uma mini reprodução do Festival de Parintins. O projeto, que começou pequeno, acabou sendo incorporado ao calendário de festividades da cidade. Até hoje, alguns ex-alunos desse projeto se esforçam para manter viva essa paixão, organizando encontros de boi-bumbá na cidade. Vale ressaltar que artistas como o saudoso Arlindo Jr., Tony Medeiros, Israel Paulain, Mailzon Mendes, entre outros ícones do Festival de Parintins, também tiveram a oportunidade de conhecer o movimento bovino em Arujá.

Show dos 25 anos
Um grande espetáculo que celebrará os 25 anos de amor aos bois Caprichoso e Garantido em Arujá será realizado no dia 26 de abril. Marcado para iniciar às 20h, no Clube União, o evento será comandado por Edilson Santana, cantor oficial do Boi Caprichoso. Ele, que já se apresentou outras vezes em Arujá, cantará as toadas (músicas) das duas agremiações.
Além de Edilson, os participantes da oficina, assim como alunos que fizeram parte do movimento dos bois em Arujá irão compor o show.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS