23 de abril de 2024 07:15

Itaquá: DAEE garante início do desassoreamento do lote 3 do Rio Tietê no segundo semestre

Limpeza do trecho entre Itaquá e a Barragem da Penha vai ampliar o fluxo de água represada na cidade Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, participou de uma reunião com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), na capital, na terça-feira (27). No encontro, foi informado que a limpeza do lote 3 do afluente, entre Itaquá e a Barragem da Penha, deve ser iniciada em outubro deste ano. O trabalho é uma cobrança antiga do chefe do Executivo e deve melhorar a vazão da água que fica represada na cidade.

Os trabalhos de desassoreamento podem beneficiar diretamente os moradores de bairros como Vila Japão, Vila Sônia e Fiorelo, que são os mais atingidos pela cheia do rio em períodos de fortes chuvas. Na ocasião, técnicos do DAEE também pontuaram os avanços das ações de combate às enchentes do lote 4, que corta Itaquá.

Uma notícia muito boa para Itaquá. A limpeza do lote 4 já está em andamento e agora teremos a do lote 3, que é onde há uma grande quantidade de carcaças de carros, pedras rochosas e plantas, o que atrapalha diretamente a fluidez do rio e causa o represamento da água em nossos bairros, causando alagamentos. Com esse trabalho, a fluidez será mais rápida“, explicou o prefeito Eduardo Boigues.

Além de Boigues, o encontro contou com a presença do prefeito de Salesópolis e presidente do Condemat, Vanderlon Gomes, da superintendente do DAEE, Mara Ramos, assim como de representantes dos municípios de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.

É um avanço muito importante. Historicamente, Itaquá é castigada pelo represamento do Rio Tietê e todos os anos a população enfrenta dificuldades em decorrência da cheia. Agora, é histórica a limpeza desse trecho entre Itaquá e a Barragem da Penha. Um dia a ser celebrado“, completou o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS