Jesus Cristo, como conta a Bíblia Sagrada, deixou bem claro o poder do perdão redimindo todos nós no seu sacrifício. Se você está sentindo dificuldade para perdoar entenda como isso pode mudar sua vida para melhor.
Em Mateus 18:21-22, há a menção sobre o tema. Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete”.
Ressentimento é o sentimento mais comum àqueles com dificuldade de perdoar e que sempre ficam remoendo o passado. Perdoar é uma decisão e ela faz toda a diferença na existência daqueles que decidem perdoar.
Se o perdão não for liberado, a longo prazo, pode ser tão danoso podendo transformar aqueles que não perdoam em pessoas amarguradas e de difícil convívio.
É importante que você seja sincero consigo mesmo. Faça uma oração e nela reflita sobre a pessoa que precisa ser perdoada. O que sente: inveja, culpa, ciúme, raiva ou até ódio? Não importa. O primeiro passo é a compreensão de como se sente sobre o fato.
Nessa etapa poderá até pedir ajuda. Pode ser um amigo, familiar, pastor, alguém de confiança, mas não tem problema estar no quarto só você e Deus e confidenciar a sua posição frente à pessoa que precisa ser perdoada.