O setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Suzano, vem realizando ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, o mosquito da dengue, intensificando neste mês de fevereiro as atividades.
As ações constam com o apoio de profissionais que realizam visitas porta a porta, com o objetivo de manter os índices de contaminação pela doença controlados. A municipalidade também realiza inspeções em pontos estratégicos a cada 15 dias, incluindo vistorias que foram realizadas nos dois cemitérios municipais.
Outro sistema importante ao combate é a plataforma GeoSuzano que auxilia no mapeamento de monitoramento de casos, podendo direcionar de forma mais eficaz as ações.
É importante reforçar os cuidados contra a proliferação da doença, uma vez que essa temporada de ano, devido às condições climáticas favorecem a produção do mosquito. A diretora do Setor de Controle de Zoonoses, Priscila Jane Arap, destacou a relevância das ações domiciliares. “É fundamental conscientizar a população, pois 75% dos criadouros do Aedes aegypti são encontrados dentro das residências”. pontuou.
Essas iniciativas auxiliaram o município a reduzir em 96% o número de casos de dengue em comparação a 2024. Até a segunda quinzena de fevereiro de 2024, foram registrados mais de 700 casos, enquanto em 2025 o total foi de apenas 13 ocorrências.
A pasta reforça a importância da colaboração de todos os moradores, enfatizando que a união da população e da municipalidade é essencial para manter a cidade livre da proliferação do mosquito. Com a continuidade dessas ações, a expectativa é que em 2026 os índices estejam ainda mais baixos comparado com este ano.