O período da temporada de verão é a fase mais bem vista por turistas que preferem as cidades praianas para curtir as férias e aproveitar os momentos de lazer. As cidades do Litoral de São Paulo, com 622 km de praia, estão entre os principais destinos turísticos do estado, oferecendo o equilíbrio perfeito entre relaxamento, aventura, cultura e gastronomia.
Em Bertioga, esses quesitos são sempre os mais cobiçados, haja vista a presença de bons restaurantes e áreas de lazer, também existem boas aventuras que podem ser aproveitadas por meio de passeios em barcos, escunas, lanchas, aeronave ultraleve, asa-delta, paraglider, bicicletas, entre outros. Na cidade bertioguense ainda tem as casas noturnas muito bem frequentadas e os eventos musicais que já viraram marca na agenda turística de Bertioga.
Diante de tantas alegria que poderiam ser proporcionadas, infelizmente a cidade teve um dos piores períodos de temporadas. No Carnaval, por exemplo, a cidade parecia como qualquer outro dia, sem turistas. Segundo apurou a reportagem, a Prefeitura de Bertioga nesse início de ano, com o novo prefeito Marcelo Vilares (União), não investiu em publicidade o que pode ter ocasionado esse fracasso.
Ao contrário de seu antecessor, o ex-prefeito Caio Matheus, nos períodos de oito anos de mandato, nunca a cidade ficou em situação “fantasma”, sempre fez girar a economia.
De acordo com estudos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (CIET/SETUR-SP), as cidades de Bertioga, Ubatuba, Guarujá, Praia Grande, São Sebastião e Santos estão no topo na preferência dos viajantes. “São cidades que proporcionam uma variedade de experiências, desde o agito das praias movimentadas até a tranquilidade de recantos mais isolados. A combinação de belezas naturais, atividades culturais e uma rica oferta gastronômica torna o litoral de São Paulo uma escolha atraente para os turistas“, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena.
Na pesquisa, foram feitas várias perguntas, entre elas: se o turismo ajuda no desenvolvimento da cidade, também foi questionado se tal família se beneficia do turismo e outra foi se o turismo cria oportunidades de rendas e emprego.
Veja os gráficos.

Infelizmente, neste primeiro ano do prefeito Marcelo Vilares, a decepção foi grande por boa parte dos comerciantes e população. A Prefeitura negou todas as informações. Confira em nosso site a resposta que a prefeitura emitiu copiando e colando texto de uma matéria.
Posição da Prefeitura