Feriado de Carnaval em Bertioga ofusca comerciantes e população

O período da temporada de verão é a fase mais bem vista por turistas que preferem as cidades praianas para curtir as férias e aproveitar os momentos de lazer. As cidades do Litoral de São Paulo, com 622 km de praia, estão entre os principais destinos turísticos do estado, oferecendo o equilíbrio perfeito entre relaxamento, aventura, cultura e gastronomia.

Em Bertioga, esses quesitos são sempre os mais cobiçados, haja vista a presença de bons restaurantes e áreas de lazer, também existem boas aventuras que podem ser aproveitadas por meio de passeios em barcos, escunas, lanchas, aeronave ultraleve, asa-delta, paraglider, bicicletas, entre outros. Na cidade bertioguense ainda tem as casas noturnas muito bem frequentadas e os eventos musicais que já viraram marca na agenda turística de Bertioga.

Diante de tantas alegria que poderiam ser proporcionadas, infelizmente a cidade teve um dos piores períodos de temporadas. No Carnaval, por exemplo, a cidade parecia como qualquer outro dia, sem turistas. Segundo apurou a reportagem, a Prefeitura de Bertioga nesse início de ano, com o novo prefeito Marcelo Vilares (União), não investiu em publicidade o que pode ter ocasionado esse fracasso.

Ao contrário de seu antecessor, o ex-prefeito Caio Matheus, nos períodos de oito anos de mandato, nunca a cidade ficou em situação “fantasma”, sempre fez girar a economia.

De acordo com estudos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (CIET/SETUR-SP), as cidades de Bertioga, Ubatuba, Guarujá, Praia Grande, São Sebastião e Santos estão no topo na preferência dos viajantes. “São cidades que proporcionam uma variedade de experiências, desde o agito das praias movimentadas até a tranquilidade de recantos mais isolados. A combinação de belezas naturais, atividades culturais e uma rica oferta gastronômica torna o litoral de São Paulo uma escolha atraente para os turistas“, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena.

Na pesquisa, foram feitas várias perguntas, entre elas: se o turismo ajuda no desenvolvimento da cidade, também foi questionado se tal família se beneficia do turismo e outra foi se o turismo cria oportunidades de rendas e emprego.

Veja os gráficos.

Infelizmente, neste primeiro ano do prefeito Marcelo Vilares, a decepção foi grande por boa parte dos comerciantes e população. A Prefeitura negou todas as informações. Confira em nosso site a resposta que a prefeitura emitiu copiando e colando texto de uma matéria.

Posição da Prefeitura

O “Carnaval é + Família” de Bertioga foi um verdadeiro sucesso. Sendo um dos maiores eventos da região, atraiu cerca de 150 mil turistas entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. A programação diversificada e inclusiva garantiu a diversão de foliões de todas as idades, promovendo não apenas alegria e cultura, mas também um significativo impacto econômico para o município.
O evento, que aconteceu em diversos bairros da cidade, como Centro, Chácaras, Indaiá, São Lourenço e Boraceia, contou com uma programação especial incluindo blocos carnavalescos, bailes, matinês e, pela primeira vez na história da cidade, o desfile com quatro escolas de samba. A Avenida Tomé de Souza foi palco para a grande festa do samba, com as apresentações das agremiações Verde e Branco do Forte, Bisnetos de Cacique, Acadêmicos do Indaiá e Império Bertioguense.
A abertura oficial do Carnaval foi marcada pela entrega da chave da cidade à Corte Carnavalesca pelo prefeito Marcelo Vilares, simbolizando o início das festividades. Durante os quatro dias de festa, milhares de moradores e visitantes puderam aproveitar as diversas atrações em um ambiente seguro e organizado, reforçando o compromisso da Prefeitura de Bertioga em proporcionar um evento estruturado e acessível.
O impacto econômico também foi expressivo, movimentando o comércio local, rede hoteleira, restaurantes e serviços. “O Carnaval de Bertioga foi um sucesso! Quatro dias de folia com programação para toda a família, de norte a sul da cidade. Foi mais do que diversão: valorizamos nossa cultura, aquecemos o turismo, impulsionamos a economia e geração de empregos. Agradeço a todos que participaram e aos colaboradores que trabalharam para garantir uma festa organizada e segura. Em 2026, tem mais“, afirmou o prefeito Marcelo Vilares.

VEJA MAIS

Vereadores de Biritiba cobram mais ação do prefeito Inho

Cobrança para a cidade de Biritiba Mirim se desenvolver  tem sido o trabalho diário dos vereadores. Durante…

Prefeitura de Suzano oferece anistia para regularização de construções

Na terça-feira (23), a Câmara Municipal de Suzano aprovou Projeto de Lei que prevê a possibilidade…

CSI completa 10 anos de atuação eficiente na cidade de Guararema

Ao longo de 10 anos de eficiência, comemorados no dia 24, o Centro de Segurança Integrada…