23 de abril de 2024 07:49

UBSs de Ferraz terão médicos exclusivos nos casos de dengue

Município amplia vacina contra a dengue para crianças até 14 anos Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos anunciou que vai ter médicos exclusivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atender os casos suspeitos de dengue no município, a partir desta terça-feira, dia 12 de março.

O atendimento será realizado nos 13 postos do município, das 7 às 12 horas, de segunda à sexta-feira. Só na UBS do CDHU, o horário será diferenciado na sexta-feira, das 11 às 14 horas. Nos demais dias, a programação acompanha o atendimento nas unidades.

Em caso de mais de dois sintomas como febre, dores nos olhos e articulações, além de bolinhas pelo corpo, a recomendação da Vigilância Epidemiológica é procurar a sua unidade de referência.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, reforçou que esta é mais uma medida voltada para atender a população diante do aumento das notificações no município, entre as já realizadas pela administração municipal para tentar estão: a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) em todo o território dando orientações aos moradores e vistoriando quintais; a utilização do drone para mapear a cidade e evitar situações que possam colaborar para a proliferação do mosquito nos quintais; a criação do ‘Zap da Dengue’ com o número 4674-3458 para recebimento de denúncias e tira-dúvidas, além da vacinação em quatro polos do município e nas escolas com as crianças de 10 e 14 anos.

A médica clínica geral Bárbara Gomes Pereira, que atenderá na UBS da Vila Santo Antônio os casos de dengue, afirmou que o atendimento diagnosticará se o paciente está com os sintomas para as instruções necessária: “A nossa recomendação sempre é tratar com Dipirona e Paracetamol. Outros medicamentos podem até agravar a doença”, afirmou.

Vacinação ampliada contra a dengue

A partir desta segunda-feira (11), a cidade de Ferraz de Vasconcelos atendendo a uma orientação do Estado ampliou a faixa etária das crianças a serem vacinadas contra a dengue até os 14 anos. Até a última sexta-feira, dia 08, 2.778 crianças já haviam sido imunizadas contra a dengue no município. Continuam valendo as mesmas regras: são quatro polos de vacinação: UBSs CSII; Vila Margarida; Vila São Paulo e Vila Santo Antônio. É necessário levar documento com foto da criança; carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de endereço. 

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS