Estava prevista para o dia 23 de novembro, a visita do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em Suzano, para a inauguração oficial do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), que fica na Rua Prudente de Morais, 2.200, na Vila Nova Amorim, mas o governo estadual confirmou a agenda para o mês de dezembro.
A unidade hospitalar foi montada com o objetivo de desafogar outros hospitais estaduais como os de Ferraz de Vasconcelos, Itaquá e Guarulhos e já está em funcionamento. Oferece atendimento nas especialidades de ortopedia adulto, pediatria, cirurgia geral, clínico geral e saúde mental e os agendamentos são feitos pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).
O local iniciou as atividades no dia 18 de setembro deste ano, com a abertura da agenda dos atendimentos ambulatoriais na unidade. Os pacientes passam por consulta e avaliação completa pela equipe médica para depois serem encaminhados para o agendamento de procedimentos cirúrgicos.
O hospital é gerido pela Organização Social de Saúde (OSS), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Além das especialidades, a unidade conta com a realização de cirurgias e exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas.
Possui dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e a equipe de funcionários é formada por 300 pessoas, entre as áreas administrativa e assistencial.