20 de julho de 2024 00:14

No data was found

Segundo a OMS, Brasil concentra mais de 80% dos casos de Dengue no mundo

O número de letalidade em casos graves é alto e as medidas da pasta da Saúde não surtem efeito Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Em 2024, o Brasil concentra mais de 80% dos casos de Dengue no mundo, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até 30 de abril, foram notificados mais de 7,6 milhões de casos à organização, incluindo 3,4 milhões confirmados, mais de 16 mil graves e mais de 3 mil mortes, representando 83% dos casos suspeitos globalmente no Brasil. Em comparação, 2023 teve 4,6 milhões de casos.
A OMS alerta que os quatro sorotipos de dengue foram detectados nas Américas.

São cerca de 103 países compartilhando ativamente os dados da doença com a organização. A vacina contra a dengue é apenas parte da solução, segundo os especialistas, é crucial manter o controle do mosquito transmissor, uma gestão adequada dos casos e o envolvimento comunitário na questão sanitária.

Dados atualizados do Ministério da Saúde do Brasil, através do Painel de Monitoramento de Arboviroses indicam uma situação ainda mais grave: são 5.655.043 casos prováveis, 3.497 óbitos confirmados e 2.856 sob investigação. A letalidade em casos graves é de 5,09%, evidenciando a seriedade da crise e a falta de medidas eficazes do governo para controlar a doença e proteger a população.

O Brasil precisa de ações urgentes e eficazes para combater a dengue e trazer segurança à sua população, pois a situação atual é alarmante e requer uma resposta robusta e imediata da ministra da Saúde Nísia Trindade e do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS