19 de junho de 2024 13:08

Santa Isabel amplia vacina contra gripe para toda população

A recomendação partiu do Ministério da Saúde Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

A partir de hoje (02/05), Santa Isabel amplia a vacinação contra a gripe para todas as pessoas com idade a partir de 06 meses. A recomendação partiu do Ministério da Saúde e a ação será realizada pela Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde. As doses estão disponíveis nas 12 unidades de saúde do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações e durante o período do outono e inverno.

Para se vacinar, basta ir até a unidade de saúde de referência portando um documento de identificação oficial e a caderneta de vacinação. Em caso de gripe ou febre, não é recomendada a ministração da vacina, devendo o paciente aguardar a melhora dos sintomas para aplicação da dose.

A secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, afirma que Santa Isabel irá aderir a orientação do Ministério da Saúde aplicando a vacina até o final do estoque disponível no município: “Estamos em um período em que as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e é importante oferecer à população em geral a oportunidade de se vacinar”.

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, lembra que a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão: “A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a gripe e suas complicações, sendo segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe”.

BAIXA ADESÃO A VACINA DA GRIPE

Seguindo a tendência nacional, Santa Isabel também registrou baixa procura da população pelas doses de vacina contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta que todos os grupos prioritários apresentaram baixa adesão a vacinação, com destaque para as gestantes e as crianças, que tiveram o menor registro. Essas pessoas ainda podem e devem se vacinar.

Este ano, em Santa Isabel, a Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início em março e inicialmente foi direcionada as pessoas com idades a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; pessoas com doenças crônicas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, professores, Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo de passageiros.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS