23 de abril de 2024 08:41

Procon de Mogi faz orientações para compras e vendas de Páscoa

Consumidores devem realizar pesquisas de preços antes de realizar as compras Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Nesta semana, estabelecimentos comerciais, como lojas especializadas na venda de chocolates e supermercados, estão recebendo a visita de fiscais do Procon de Mogi das Cruzes. A ação faz parte de uma atividade educativa para garantir a compra tranquila dos consumidores, evitar que erros de informação, denúncias ou autuações, e completa as atividades em alusão ao Mês do Consumidor. 

Entre as orientações prestadas aos comércios está a afixação do preço à vista próximo aos ovos e outros produtos típicos da Páscoa. No caso de utilização de tabelas de referência, que a identificação seja fácil, especialmente em relação ao peso e a obrigatoriedade de apresentar o valor à vista unitário, mesmo nas promoções de venda de mais unidades por preço fechado, pois o consumidor precisa comparar a vantagem de comprar o kit ao invés da unidade.

O Procon de Mogi das Cruzes alerta os consumidores sobre a importância de fazer uma pesquisa antes da compra. A Associação Brasileira de Supermercados apontou uma alta de 13% a 15% nos preços dos ovos de Páscoa para 2024, comparado ao ano passado. Além disso, também é recomendado comparar o mesmo produto em diferentes lojas e verificar o melhor preço em relação ao peso do produto.

Outra dica do Procon para compra de um produto de qualidade é conferir a tabela nutricional, quando o açúcar aparece em primeiro lugar na ordem dos itens indica que o produto tem menos cacau, e mais gordura e a qualidade nutricional é inferior.

Na compra dos ovos caseiros, vale dizer que o consumidor tem o direito de provar o chocolate utilizado, o produto deve ter a indicação da data de fabricação e prazo de validade, especialmente para os ovos recheados com durabilidade de alguns dias, e o produto deve estar corretamente embalado.

Para quem tem criança em casa, é necessário ter o cuidado ao adquirir os ovos que contêm brinquedos em seu interior. Um ponto a ser observado é se há o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) identificando a qualidade e a idade recomendada da criança para o brinquedo.

Além dos ovos também será verificado a venda do bacalhau muito comum também nessa época de Páscoa.

Serviço
O atendimento presencial do Procon em uma das unidades deve ser agendado pelo: http://agendamentopac.pmmc.com.br/ O atendimento online pelo endereço eletrônico mogi.city/procon . Dúvidas pelo telefone 151.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS