A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos realizou nos últimos oito anos 806.337 atendimentos, entre abertura de processos, recebimento de denúncias, promoção de audiências, além de palestras, atendimentos pelo Disque-Denúncia 151 e distribuição de informativos à população, o que equivale a uma média anual de 100 mil atendimentos e confirma o seu papel de aliado do consumidor – a parte mais vulnerável numa relação de consumo.
Os avanços obtidos com a implantação do processo eletrônico reduziram custos e possibilitaram que 100% das causas fossem digitais. O Procon Digital (site procon.guarulhos.sp.gov.br) recebe denúncias de forma online e é disponível 24 horas por dia, resultando em mais celeridade e eficácia no atendimento.
O Procon Guarulhos também foi pioneiro ao criar uma plataforma de videoconferência para a realização de audiências de conciliação a distância. A modalidade online representa hoje mais de 90% das audiências mediadas.
Já o lançamento da van Procon Itinerante em 2021 levou o atendimento à população a diversos bairros do município, especialmente os mais distantes do Centro. Adquirido com recursos das multas aplicadas às empresas que realizam golpes e desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o veículo é equipado com mobiliário, computadores e gerador de energia e oferece os mesmos serviços das três unidades fixas (Centro, São João e Pimentas).
Ao longo dos últimos anos o órgão aumentou significativamente o número de fiscalizações nos estabelecimentos, muitas vezes in loco, para solucionar impasses entre consumidores e fornecedores que não cumpriam o que determina o CDC. O Procon Guarulhos tem sido reconhecido nacionalmente pela excelência de suas fiscalizações, especialmente no combate a práticas ilegais de grandes empresas, como bancos (venda de seguros indevidos), companhias aéreas (cancelamento de viagens sem prévio aviso) e planos de saúde (negativa de exames e cirurgias), entre outras.
“Meu sincero agradecimento ao prefeito Guti pela confiança e pelo apoio ao crescimento significativo do Procon durante os oito anos em que tive a honra de liderar essa importante instituição, sempre ao lado da população na defesa dos direitos dos consumidores e em prol da justiça. Também sou grata pela oportunidade de atuar como gestora, representando a força da mulher”, disse a coordenadora do órgão, Vera Tulher.
A partir de 2018, com a inauguração da nova sede do órgão, localizada no casarão histórico na região Central e que abrigou a sede da Prefeitura no início do século passado, o Procon Guarulhos ganhou um novo espaço para melhor atender a população, com salas para triagem e conciliações e auditório para palestras, entre outras dependências.
Ainda em 2018 foi lançada uma importante ferramenta de auxílio ao cidadão, o Disque-Denúncia 151, que possibilita a formalização de denúncias e o esclarecimento de dúvidas diretamente com um técnico.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre seus direitos e deveres, o Procon distribuiu mais de cem mil folhetos e materiais educativos sobre consumo responsável, promoveu cursos e encontros gratuitos com fornecedores e ministrou palestras para jovens para a formação de consumidores conscientes e responsáveis e para a construção de um mercado de consumo mais justo, transparente e igualitário.
Canais de Atendimento
O Procon Guarulhos atende pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br e pelo Disque-Denúncia 151.
As unidades fixas atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:
Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro
Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315
Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: (11) 3202-1312