19 de junho de 2024 14:46

Prefeitura de Suzano entregará novas tubulações para garantir drenagem da chuva

Trabalhos visam aumentar a fluidez e a vazão da água beneficiando principalmente bairros como Jardim Portugália, Jardim Belém e Jardim Nazareth Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano iniciou as obras para melhoria no escoamento de águas pluviais na região composta pelos bairros Jardim Portugália, Jardim Belém e Jardim Nazareth. Os trabalhos incluem o acréscimo de tubulação para aumentar a fluidez e vazão das águas da chuva que se formam na Vila Amorim, Vila Urupês e Vila Nova Amorim. Os serviços de melhoria estão sendo realizados na avenida Jorge Bei Maluf e devem aprimorar o escoamento para o rio Una e o rio Tietê. 

As intervenções são parte de uma série de medidas que estão sendo adotadas para prevenir a cidade durante o período mais forte de chuvas, que se iniciam com a elevação da temperatura nesta época do ano. Os bairros que serão beneficiados com essas mudanças recebem um maior volume de água, uma vez que estão geograficamente em um nível abaixo da região formada pela Vila Amorim. Na próxima semana, a pasta vai realizar as intervenções na mesma via, porém no trecho localizado nas proximidades do Jardim Miriam, beneficiando moradores deste bairro e também do Jardim Natal.

O trabalho é muito importante para evitar que o nível de água suba nestes bairros. Dependendo da intensidade e duração da chuva, o volume fica acumulado nestes locais. Por isso estamos aumentando a tubulação para que o nível desça mais rápido. Esses bairros, principalmente os Jardins Belém e Miriam, margeiam a via da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e, por isso, há um muro que também dificulta um pouco a vazão da água”, afirmou o chefe da pasta, Samuel Oliveira.

Outras ações

No último dia 10 (sexta-feira), as equipes da secretaria realizaram a limpeza do rio Guaió para também evitar o transbordamento do corpo d’água em dias de chuvas fortes. A administração municipal também tem estreitado a parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), do governo de São Paulo, para garantir o desassoreamento dos rios da cidade, incluindo o Guaió.

É um conjunto de ações que vão tornar a cidade mais segura em dias chuvosos. Temos trabalhado incansavelmente, principalmente neste período que antecede a chegada das chuvas mais intensas, e estamos executando outras manutenções e limpezas para que possamos passar por esse período de forma mais tranquila. Sabemos que o caminho é longo, mas não há tempo para perder”, concluiu Oliveira.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS