21 de fevereiro de 2024 12:35

Prefeitura de Guarulhos realiza ação de combate ao mosquito transmissor da dengue em cemitérios

Compartilhe este conteúdo...

Na última quinta-feira (2), Dia de Finados, a Prefeitura de Guarulhos promoveu uma ação de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, nos quatro cemitérios públicos da cidade.

Treze agentes de combate às endemias e quatro técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde fizeram orientações a visitantes e funcionários dos cemitérios São João Batista (Centro), São Judas Tadeu (Picanço), Necrópole do Campo Santo (Vila Rio de Janeiro) e Nossa Senhora do Bonsucesso (Bonsucesso) sobre os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Os profissionais orientaram os visitantes a retirarem as embalagens plásticas dos vasos de flores e a descartá-las no lugar indicado, já que o material, bem como os suportes para velas colocadas nos túmulos e os copos descartáveis, podem servir de criadouro para as larvas do mosquito.

Os agentes também destacaram a importância da preferência por flores plantadas em vasos com terra ou areia e a substituição das flores naturais pelas artificiais, para evitar o acúmulo de água.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos, Karen Avilez, explicou que as chuvas constantes e o aumento das temperaturas transformam qualquer recipiente que acumula água em um local propício para a proliferação Aedes aegypti. “Orientamos a todos que fiquem atentos e não deixem acumular água em nenhum lugar”, ressaltou Karen, que ainda afirmou que os cemitérios municipais são pontos estratégicos de combate às arboviroses e, por isso, são monitorados mensalmente pelos agentes de combate às endemias.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS