Na última segunda-feira (3) ocorreu a primeira Sessão Ordinária do ano de 2025 na Câmara Municipal de Guarulhos, marcando o início dos trabalhos legislativos na Casa de Leis.
Durante a abertura, o presidente Fausto Miguel Martello (Republicanos), o Martello, reforçou a importância da atuação organizada e respeitada no município, destacando a experiência acumulada pelos parlamentares. Ele também se comprometeu a conduzir as sessões de forma dinâmica, garantindo debates produtivos sobre os principais desafios da cidade.
No início dos trabalhos, o prefeito Lucas Sanches (PL), ao lado do vice-prefeito Thiago Surfista (Novo), apresentou seu plano de governo e fez uma saudação aos parlamentares. “Nossa gestão será de apoio total à população, e também coloco o poder executivo à disposição da Câmara”, afirmou.
Thiago Surfista, por sua vez, desejou sucesso aos vereadores e solicitou à população que acompanhe o trabalho do Executivo e do Legislativo. “Participem com sugestões e críticas que ajudarão a construir a cidade, precisamos virar a chave, fazer uma política diferente, humanizada, pensando na cidade”, sugeriu.
Após o Pequeno Expediente, que foi além do tempo regimental para que todos os vereadores pudessem falar, os munícipes José Roberto Brisighello, Pedro Gomes de Oliveira Filho e Clayton Teotonio Vieira da Silva usaram seus dez minutos cada para falar sobre problemas da saúde pública em Guarulhos.
Ao final dos trabalhos, foi definida a composição das Comissões Técnicas Permanentes (presidente, secretário e membro), além do dia e horário das reuniões.
Por fim, foi aprovada a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as razões do fechamento da UTI do Hospital Municipal de Urgências de Guarulhos em dezembro de 2024. O vereador Maurício Guti (Mobiliza), autor da proposta, assumirá a presidência da comissão.