23 de abril de 2024 07:21

Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal é entregue em Arujá

Serão cerca de 100 atendimentos mensais ligados a Receita Federal

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Na manhã desta quinta-feira (14), a Prefeitura de Arujá deu mais um passo importante para o desenvolvimento da cidade. Foi entregue mais um instrumento para a população arujaense, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal do Brasil (RFB), localizado dentro do Fácil Arujá, na rua José Basílio Alvarenga, 100, Centro, visando agilidade e conforto, visto que não será mais preciso se deslocar para Guarulhos ou Mogi das Cruzes, para receber o atendimento da maioria dos serviços disponibilizados pela Receita Federal.

Com o Termo de Cooperação, firmado em novembro do ano passado, entre o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, e o delegado de Guarulhos da Receita Federal, Júlio Sérgio Ferreira Cabrales, a cidade passa a contar com uma gama de serviços oferecidos pela Receita Federal, como: Consulta Pendência Fiscal e Cadastral, Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física, Restituição e Situação da DIRPF, Emissão de Documento de Arrecadação – DARF e GPS, entre outros.

Para o prefeito Dr Camargo o abertura desse Ponto de Atendimento Virtual significa maior agilidade para os cidadãos: “Hoje demos um grande passo na desburocratização dos serviços da Receita Federal em Arujá. A partir de agora, o arujaense que precisar de quaisquer destes serviços não precisa mais de um grande deslocamento e tem aqui na cidade esse atendimento de maneira rápida e prática”, comentou o chefe do Executivo Municipal, que estima, pelo menos, 100 atendimentos mensais, inicialmente, em busca de questões ligadas à Receita.

“Nossa ideia ao levar o PAV é trazer os serviços tradicionais oferecidos pela Receita para o município, com a parceria e colaboração da Prefeitura e de seus servidores”, complementou Cabrales o delegado da unidade em Guarulhos, que representa Arujá e região.

O PAV funcionará de segunda a sexta-feira em horário comercial dentro do Fácil Arujá (ao lado da Prefeitura), e contará com três funcionárias efetivas da municipalidade, treinadas pela própria Receita Federal, em cursos de capacitação para a atividade.

O lançamento do serviço contou ainda, na ocasião com a presença de vereadores da Câmara Municipal, da coordenadora do Fácil Arujá, a servidora Ana Maria de Camargo do Prado, funcionários e populares que eram atendidos no Fácil Arujá, além do secretariado de Desenvolvimento Econômico (que auxiliou na vinda do serviço para a cidade), de Governo, de Finanças, de Gestão Pública e Inovação, Diretoria Geral da Prefeitura, Gabinete, Jurídico, entre outras autoridades e representantes da RFB, como o delegado da Receita Federal do Brasil em Guarulhos, o auditor Wilson Akira Muramatsu (delegado-adjunto) e o analista Edson Kenji Inoue (chefe da agência de Suzano).

Confira a lista de serviços que ficarão disponíveis no PAV:

01 CAEPF – Inscrição, Baixa, Cancelamento ou Alteração de Dados
02 CAFIR – Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação
03 CNO – Inscrição *
04 Consulta Pendência Fiscal e Cadastral *
05 Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física, Restituição e Situação da DIRPF
08 Cópia de Processo *
09 Cópia de Declaração e Comprovante de Rendimentos *
11 CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização
12 Emissão de Documento de Arrecadação – DARF e GPS *
15 Procuração RFB
16 Protocolo de Documentos *
19 Protocolo de Documentos – CNPJ – Inscrição, Alteração e Baixa *
20 Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação – REDARF/RETGPS *

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