21 de maio de 2024 07:15

Pesquisas suspeitas podem ter ligação com partido político na região

Pré-candidatos do PL no Alto Tietê parecem ter ganhado um aliado importante nas eleições deste ano. Dr. Rafu (Ferraz), Clebão (Sta Isabel), Lucas (Guarulhos) e Verdugo (Poá) despontam nas pesquisas Foto: Reprodução Impresso Brasil

Compartilhe este conteúdo...

Uma série de pesquisas eleitorais vem sendo divulgadas nas cidades do Alto Tietê por uma mesma empresa, justamente no período que antecede as eleições municipais marcadas para o dia 6 de outubro deste ano.

O Jornal Impresso Brasil (JIB) recebeu denúncias de alguns eleitores que pedem anonimato e apuração das supostas ações que estão sendo praticadas com levantamentos que colocam em xeque a veracidade dos números apresentados.

O veículo de comunicação pesquisou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quais as cidades que tinham ou têm registros de pesquisas na região.

Foram encontradas as seguintes empresas com registro de pesquisas: ASN (Alexandre Sócrates Naviskas-ME) que registrou pesquisas nas cidades de Poá, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos. A empresa Badra Pesquisa registrou o levantamento nos municípios de Bertioga (são duas) e Suzano (uma até o momento).

Das pesquisas:
Nas pesquisas realizadas pela empresa ASN, a reportagem detectou que nas cidades onde encontra-se pré-candidatos a prefeito (a) pelo Partido Liberal (PL), os políticos aparecem bem avaliados, por exemplo, no levantamento em Ferraz de Vasconcelos, nº SP09348/24, o médico Rafu Junior (PL), lidera os resultados com 35,92%, em segundo aparece a prefeita Priscila Gambale (Podemos), com 30,83% e na terceira posição, o também médico Jorge Abissamra com 8,14%, os indecisos somam 16,99% e aqueles que não souberam responder somaram 7,52%.

Em alguns casos, a impressão que se dá é que querem driblar alguns números como foi o caso de Poá, com a desconhecida, até então, Flávia Verdugo, que surpreendeu na segunda colocação (21,70%), atrás do ex-vereador Saulo Souza que somou 28,25% e o vereador Pernoca (Podemos) na terceira posição com 13,86%, além do Geraldinho com 4,46% e da prefeita Marcia Bin com 2,48%. Já aqueles que disseram que não votariam em nenhum deles, somaram 18,07% e os que não sabem 11,63% (SP-09909/24).

Já em Santa Isabel, também causou estranheza em boa parte da classe política que denunciou os últimos levantamentos, cujo resultado aparece o ex-vereador Clebão do Posto (PL), na primeira colocação com 29,89%, seguido pelo prefeito Carlos Chinchilla (União Brasil), com 22,96%, na terceira colocação vem Kadu Barbosa com 16,54%, seguido pelo vereador Luizão Arquiteto com 3,45% e Alencar Galbiatti com 2,96%. Mais uma vez os números mostram um pré-candidato do Partido Liberal liderando, (SP-01431/24). E finalizando os resultados da empresa ASN, com sede em Mogi das Cruzes, foi divulgada também pesquisa eleitoral em Guarulhos.

Os números no quesito “estimulada”, (formato de pizza que mostram quem são os futuros candidatos), são esses: o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) somou 20,75%, Lucas Sanches (PL) teve 18%, o deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos) obteve 11,22%, e o deputado federal Alencar Santana (PT), teve 7,14%. (SP-01433/24). Já aqueles que não sabem em quem votar somaram 40,82% e nenhum deles 9,18%.

Lembrando que outros institutos de pesquisas também divulgaram dados em Guarulhos e, em todos eles, o ex-prefeito Elói Pietá aparece em primeiro e o deputado estadual Jorge Wilson (Xerife) na segunda posição, só na pesquisa da ASN, Lucas Sanches aparece em segundo colocado.

Denúncia:
O deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos), denunciou em suas redes sociais este suposto esquema que estaria sendo praticando no Alto Tietê, inclusive na cidade onde sua irmã é prefeita, em Ferraz de Vasconcelos. Ele revela que as pesquisas estão sendo produzidas em Suzano.

A reportagem foi informada que um empresário que presta serviços para algumas prefeituras na região, seria o mentor das pesquisas que favorecem políticos do Partido Liberal (PL).Registro:
O JIB conferiu junto ao Conselho Regional de Estatística (Conre-3), as empresas que divulgaram as pesquisas, se estão devidamente regulares com o órgão competente. A ASN, não tem registro no Conselho de Estatística conforme apurado. O site do Conre dispõe dos nomes das empresas e dos estatísticos que estão aptos, porém, a ASN não aparece regular.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS