O presidente estadual do PSDB em São Paulo, Paulo Serra, anunciou que não disputará o Governo do Estado nas eleições de 2026. Em comunicado divulgado nesta semana, o ex-prefeito de Santo André informou que sua próxima meta política será uma candidatura à Câmara dos Deputados.
Apontado nos últimos meses como um dos possíveis nomes tucanos para a corrida ao Palácio dos Bandeirantes, Serra afirmou que a decisão foi tomada após uma série de reflexões e conversas sobre a melhor forma de contribuir para o estado e para o país nos próximos anos.
Segundo ele, o momento exige uma atuação mais ampla em defesa dos municípios e do desenvolvimento regional, especialmente da região do Grande ABC Paulista, onde construiu sua trajetória política.
Paulo Serra destacou que pretende levar ao Congresso Nacional experiências adquiridas ao longo de sua gestão em Santo André, marcada por iniciativas voltadas ao planejamento, responsabilidade fiscal, inovação e modernização administrativa.
O dirigente tucano também afirmou que deseja fortalecer o protagonismo dos municípios nas decisões federais, defendendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional e à ampliação de oportunidades para a população.
Além da atuação parlamentar, Serra ressaltou a importância de participar da reconstrução e fortalecimento do PSDB em um momento de reorganização partidária no cenário nacional.
Atualmente, ele ocupa a presidência da Executiva Estadual do PSDB paulista e a vice-presidência nacional da legenda.
Ao justificar sua decisão, o ex-prefeito afirmou que não considera a mudança de planos um recuo político, mas uma continuidade do projeto construído ao longo de sua trajetória pública.