Por unanimidade, os vereadores de Guarulhos aprovaram na sessão ordinária de quarta-feira (8) a permissão do uso de cartões de débito e crédito para o pagamento da tarifa nas linhas municipais de ônibus. Como passou em segunda votação, ele será encaminhado para sanção do prefeito, Lucas Sanches (PL). A redação final tratou-se de uma fusão de dois projetos similares apresentados no ano de 2023 e, em suma, objetiva facilitar a vida dos guarulhenses, expandindo a oferta de meios de pagamento nos transportes coletivos.
Conforme expresso na justificativa, a medida vem ao encontro de outras já implementadas em várias cidades do Brasil. De autoria coletiva, o projeto salientou vários pontos positivos inerentes nos meios eletrônicos de pagamento. Serão aceitos pagamentos por meio de cartões, smartwatches e smartphones que dispõem da tecnologia por aproximação, conhecida pela sigla NFC.
Segundo Alemão do Transporte (DC) outro aspecto relevante com a aprovação é o aumento da segurança, pois os casos de roubo devem cair drasticamente. Um dos quatro autores do texto, Leandro Dourado (PMB) enfatizou o fato de muitas pessoas abandonarem os métodos tradicionais, como o dinheiro em espécie, e o baixo impacto orçamentário após conversas com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Araújo.