A urbanização da Vila Tupi foi oficialmente iniciada em Bertioga, com um projeto que prevê mais de 7,5 km de pavimentação. Esta iniciativa da Prefeitura atende a uma antiga demanda dos moradores e é precedida por importantes medidas de regularização fundiária, realizadas através do programa Regulariza Bertioga, considerado o maior da história da cidade.
As obras englobam diversas melhorias, incluindo medidas de combate a alagamentos com sistemas de micro e macrodrenagem em tubos de concreto, construção de calçadas acessíveis totalizando 1.690,02 m², instalação de guias e sarjetas, além de pavimentação asfáltica sinalizada em uma área de 5.185,75 m² e pavimentação em lajotas de concreto em 2.652,00 m² nas ruas Luiz Pereira de Campos, Afonso Pena, Brás Cubas, Carvalho de Santana e em suas respectivas travessas.
O investimento totalizará R$ 3.852.274,42, sendo R$ 2.000.000,00 provenientes do fundo do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), com o restante sendo a contrapartida municipal. A obra está a cargo da Construtora Ferreira Marques, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025.